Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Mayday - Significado e origem


“Mayday” é uma palavra-código para emergência. É usada em todo o mundo nas comunicações emitidas por tripulantes de aeronaves ou de navios, quando estão em situação de risco.
“Mayday” não tem nada a ver com o mês de maio (may,em Inglês). A origem da palavra vem do francês “m’aidez”, que significa “Socorra-me” em Português ou “Help me” em Inglês.
O autor da expressão foi Frederick Stanley Mockdorf que criou o sinal de chamada nos anos 1920, quando era operador de rádio no aeroporto Croydon, em Londres. Ele buscou uma palavra que pudesse ser usada em casos de emergência e que fosse de fácil entendimento por todos os pilotos e trabalhadores de aeroportos. Naquela época, muitos dos tráfegos na Europa ocorriam na rota entre os aeroportos Croydon e Le Bourget, nas proximidades de Paris, França. Então ele propôs a palavra “Mayday”, que é pronunciada três vezes (mayday, mayday, mayday) para prevenir confusão com outras palavras de sonoridade similar.
Por outro lado, o sinal de emergência transmitido por código-morse é composto pelas letras S-O-S e é a abreviatura da expressão em Inglês “Save Our Souls - Salve Nossas Almas”.

*Adaptado por Cesar Rodrigues
Fonte:www1.voanews.com/learningenglish