Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 18 de maio de 2010

Segurança Pública

ITA projeta novo helicóptero
Laboratório de Estruturas do ITA

Estudantes do curso de mestrado do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), de São José dos Campos, desenvolvem o projeto de um novo helicóptero que poderá ser utilizado em missões de segurança pública no Brasil, e que poderá ser fabricado por empresas da cadeia aeronáutica do Vale do Paraíba-SP.
A nova aeronave substituiria a compra feita pela Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) de helicópteros fabricados no exterior, importados para as forças de segurança pública.
De acordo com o autor do projeto, o tenente-coronel Milton Kern Pinto, aluno do curso de Engenharia Aeronáutica e Segurança de voo, um projeto nacional também excluiria a adaptação física dos helicópteros, feita pelas empresas para atender a necessidade dos órgãos de policiamento.
"Não existe uma aeronave no Brasil, utilizada por policiais militares, que seja apropriada para voos rasantes em ambientes hostis ou em áreas com ameaças naturais. As aeronaves são adaptadas, o que pode prejudicar o funcionamento de operações", afirmou o coronel Kern.
Acidente
Um dos fatos que incentivou o militar a desenvolver o projeto de engenharia aeronáutica foi a queda do helicóptero da PM no Rio de Janeiro, em outubro passado, que matou dois policiais após troca de tiros com traficantes.
"Propomos à Senasp o desenvolvimento do projeto por técnicos do Brasil, além de sua construção pela indústria nacional, nos moldes do cargueiro KC-390, elaborado pela Força Aérea Brasileira, mas desenvolvido pela Embraer", disse.
Apoio
De acordo com a Senasp, ligada ao Ministério da Justiça, a ideia de desenvolver um projeto brasileiro tem o incentivo do órgão, que defende a iniciativa de otimizar os recursos nesta área.
Além disso, a Senasp informou que, assim que o projeto for finalizado, será analisado e poderá ser desenvolvido e fabricado em série no Brasil.

*Fonte: www.ovale.com.br