Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 12 de junho de 2010

Biblioteca Ninja

A MINHA SEGUNDA GUERRAAutor: Barone, João
Editora: Panda Books
Categoria: Literatura Nacional / Biografias e Memórias

Todos conhecem o Barone do Paralamas. O que poucos sabem é que o João Barone é um grande estudioso da Segunda Guerra Mundial, o conflito mais devastador do século XX e que definiu o mundo em que vivemos. Não fosse isso o bastante, Barone tem uma ligação pessoal e emotiva com esse momento marcante da História. Ele é filho de um pracinha. Um dos muitos heróis brasileiros que, enfrentando as maiores dificuldades, representaram honrosamente nossa nação na luta pela Liberdade e pela Democracia. Em A minha Segunda Guerra, Barone divide com os leitores de forma emocionada e singela o resgate de sua relação com seu pai, herói de guerra.
João Barone atravessou o Atlântico com seu incrível jipe original da Segunda Guerra e, como um pracinha da Paz, participou, em 2004, das celebrações de 60 anos do desembarque Aliado na Normandia. Uma verdadeira epopeia que foi devidamente registrada num imperdível documentário dirigido pelo Victor Lopes. João faz um relato dos bastidores dessa empolgante aventura e ensina o caminho das pedras àqueles que sonham em visitar o cenário da batalha. Nesta viagem deu-se o encontro singular com um ás da aviação mundial, o brasileiro Pierre Clostermann, que participou efetivamente do Dia D. Nesse encontro, Clostermann é homenageado pela Aeronáutica Brasileira e concede uma última e importantíssima entrevista, um depoimento precioso e emocionado sobre o conflito. Só essa narrativa já vale o livro.
Como se tudo isso não fosse o bastante, Barone nos apresenta uma coletânea de artigos que escreveu sobre o assunto, sempre abordando aspectos curiosos do conflito.
Enfim, A minha Segunda Guerra é um livro despretensioso, de leitura fácil, mas muito importante para que as novas gerações possam conhecer um pouco mais sobre esse terrível conflito que sempre reforça em nossas mentes a importância da Paz.
Texto de Marcelo Madureira

PIERRE CLOSTERMANN
O nome é francês, mas Pierre Clostermann nasceu em Curitiba (PR), no dia 28 de fevereiro de 1921.
Aviador membro da Real Força Aérea britânica (RAF) durante a Segunda Guerra Mundial, Pierre é o único brasileiro conhecido a ter participado do chamado Dia D – desembarque das tropas Aliadas na costa da Normandia, considerada uma data decisiva para o conflito. Pierre viveu pouco tempo no Brasil. Filho de diplomatas, ele logo voltou para a França. Mas aprendeu a pilotar no Aeroclube do Brasil, em Manguinhos (RJ), aos 16 anos, durante uma temporada no país.
Em 1948, escreveu o livro “Le Grande Cirque”, em que conta suas memórias como piloto de combate.
Pierre Clostermann morreu no dia 22 de março de 2006, aos 85 anos.