Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Carreiras na aviação civil

Aeromoça e Comissário de Voo
Ser comissário de voo ou aeromoça significa ter uma profissão que exerce tarefas operacionais a bordo de uma aeronave civil, mediante habilitação pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Sua principal função é zelar pela segurança da aeronave e seus ocupantes, desde o momento em que assume o voo até seu destino final, quando passa a aeronave para outra tripulação ou para o mecânico de voo responsável.
Além de zelar e observar constantemente a cabine durante o voo, o comissário é responsável pelo bem estar dos passageiros. Desde um bom atendimento de serviço de bordo até a coordenação de ações pós-acidente ou incidentes ocorridos durante o voo. Em suma a aeromoça ou comissário é um agente de segurança de voo, capaz de agir com rapidez e eficiência diante de situações adversas.
A duração do curso básico de formação depende da periodicidade das aulas. Certas escolas oferecem o curso semi-intensivo, com duração de três meses, com aulas de segunda a sexta. Existe ainda a opção do curso com aulas em apenas um dia da semana. Neste caso a instrução dura cerca de seis meses.
São pré-requisitos para ingresso num curso de formação de comissário ou aeromoça: Idade de 18 a 29 anos; Ensino Médio completo; Altura mínima de 1,58 m para mulheres e 1,65 m para homens; e Certificado de Capacidade Física.Diferentemente da maioria das outras profissões, na aviação não é necessário experiência, o que acaba se tornando um facilitador para jovens que estão em busca de um emprego. No entanto, é desejável o conhecimento de outro idioma, notadamente o Inglês, especialmente se o candidato quer trabalhar em rotas internacionais. Durante o curso, o aluno terá aulas sobre emergências, regulamentação aeronáutica, medicina aeroespacial, conhecimentos gerais sobre aeronaves, primeiros socorros, entre outras. Há também uma parte prática na qual o aluno pratica sobrevivência na selva e no mar, além de combate a incêndio.
Após o curso em uma escola homologada, o aluno é submetido a uma prova na ANAC. Se aprovado e de posse do certificado emitido pela agência, o candidato apresenta sua habilitação e currículo às companhias aéreas, para ser contratado.