Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Conhecimentos Técnicos

O que são flapes?
Os flapes (ou flaps em inglês) são partes do avião localizadas nas asas e tecnicamente são definidos como “dispositivos hipersustentadores que consistem de abas, ou superfícies articuladas, existentes nos bordos de fuga, ou seja, a parte posterior das asas de um avião”. Quando abaixados ou estendidos aumentam a sustentação e o arrasto ou resistência ao avanço de uma asa pela alteração na curvatura do perfil e do aumento de sua área.
Nas operações de decolagem e de voo em baixa velocidade, os flapes proporcionam maior sustentação, desde que aplicados na angulação correta para cada situação. Desta forma o avião tende a decolar em menor distância. Se em voo com baixa velocidade, como nos instantes que antecedem o pouso, permanece em condições de voo, sem perder a sustentação, o que é chamado de estol. Com a velocidade adequada, graças ao emprego dos flapes, a aeronave pode obter uma melhor frenagem no solo e reduzir a distância do pouso.
Existem quatro tipos de flapes que são utilizados nas aeronaves: o simples, ventral, fowler e o fenda. O flap que proporciona o maior aumento no coeficiente de sustentação é o fowler, ele desloca-se para trás e para baixo, aumentando além da curvatura, a área do aerofólio.Outras concepções mecânicas de flapes incluem os chamados "flapes de bordo de ataque", que se assemelham a uma aba que se desdobra no bordo de ataque, que é a parte anterior de uma asa. Estes não abrem fendas para a passagem de ar, mas proporcionam um formato mais recurvado na parte frontal da asa e aumentam a sustentação.