Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 7 de agosto de 2010

Dreamliner

Boeing 787
Boeing 787: pousando na Inglaterra.

Um novo gigante dos ares para transporte de até 330 passageiros é o Boeing 787, chamado de Dreamliner. O protótipo aterrissou fora dos Estados Unidos pela primeira vez no dia 17 de julho passado, chegando a Farnborough, Inglaterra, após decolagem do Boeing Field, em Everett, estado de Washington, para participar de uma feira aeronáutica.
A nova aeronave representa mudanças de conceito na Boeing. Com apelo ecológico, o 787 possui uma estrutura totalmente nova, 50% fabricada de fibra de carbono e titânio, materiais que dão mais velocidade, estabilidade e resistência, além de possibilitar economia de combustível em voos longos. O peso da aeronave vazia é de 130 toneladas, o que reduzirá o consumo em até 10%. O concorrente mais direto, o Airbus A330, pesa 180 toneladas. É equipado com motores Rolls-Royce Trent 1000 que produzirão menos ruído.
Devido às inovações tecnológicas, o projeto do 787 acabou enfrentando atrasos. Os primeiros exemplares do avião deveriam ter sido entregues à empresa japonesa All Nippon Aiways em 2008. Mas uma série de problemas técnicos durante o desenvolvimento provocou o adiamento das entregas. A Boeing tem 860 pedidos do 787, formulados por companhias aéreas de 56 países.