Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Indústria Aeronáutica

Avião Ipanema completa 40 anos
O Ipanema, primeiro avião de emprego agrícola de concepção nacional, completou, dia 31 de julho, 40 anos desde o seu voo pioneiro. O projeto nasceu nas dependências do IPD – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do CTA – Centro Técnico Aeroespacial, hoje denominado de DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial. O motivo foi uma solicitação do Ministério da Agricultura ao CTA, numa ação do governo da época para substituição dos modelos importados e crescimento tecnológico do País. O avião tornou-se realidade, com a criação da Embraer – Empresa Brasileira de Aeronáutica, em 1969, para a qual foi repassado o projeto.
Desde 1970 já foram fabricados mais de 1.100 aparelhos. O modelo original, denominado de Embraer 200, possuía motor de 260 HP e hélice de passo fixo, sistema hidráulico de pulverização e reservatório de 580 litros de defensivos agrícolas.
Em 2004 o Ipanema recebeu certificação para funcionar com motor a base de álcool hidratado. Assim, tornou-se o primeiro avião de série do mundo a sair de fábrica certificado para voar com etanol. Seu preço é de cerca de R$ 600 mil. É empregado para pulverização de diversas culturas e contribui para a alta produtividade da agricultura brasileira.