Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Novo polo de aviação civil

Minas quer reunir entidades aeronáuticas em Lagoa Santa
O Estado de Minas Gerais pretende se transformar, em longo prazo, num polo da indústria aeroespacial, motivado pela presença de centros de manutenção de empresas aéreas, como a Gol e a Trip, além da Helibras, empresa do segmento de helicópteros. Outra razão é a instalação, pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, de um Programa de Capacitação Aeroespacial, baseada nas atividades de formação dos alunos do Curso de Ciência Aeroespacial para o projeto e a construção de aviões de pequeno porte.
Há um estudo de viabilidade e intenção de ocupação de uma região com cerca de um milhão de metros quadrados nas proximidades de Lagoa Santa, na Área Metropolitana de Belo Horizonte. O projeto inclui o estabelecimento de laboratórios de apoio à manutenção de aeronaves. O primeiro prédio já está em vias de execução, sob coordenação de professores de arquitetura da UFMG.
A idéia do governo de Minas em estabelecer um novo polo de aviação civil também se deve ao aumento da produção de helicópteros de grande porte, com necessidade de contratação de mais profissionais especializados e a instalação de laboratórios adequados ao trabalho. Segundo avaliação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais do governo mineiro, há uma demanda inicial de cinco mil empregos na aviação civil.
Com vistas na implantação do futuro polo aeronáutico em Minas, comitiva do governo estadual e da UFMG visitaram, na última semana de julho de 2010, laboratórios e divisões do IAE – Instituto de Aeronáutica e Espaço do DCTA – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, em São José dos Campos, SP. O objetivo foi conhecer a organização e características necessárias para aplicação no projeto mineiro.