Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Heróis Brasileiros

Veterano da Segunda Guerra, Tenente Sinval Rolim morre aos 88 anos
O Veterano da Segunda Guerra Mundial, primeiro tenente especialista em Fotografia, Sinval Rolim, faleceu, no dia 29 de agosto, aos 88 anos. O oficial nasceu em 9 de outubro de 1921, na Cidade de Cajazeiras, na Paraíba. Ingressou na Aeronáutica como Soldado, trabalhando como auxiliar no serviço de fotografia. Em 03 de março de 1945, foi promovido à graduação de Cabo. Após receber treinamento especializado no Panamá, Suffolk e Itália, seguiu com o Esquadrão “Senta a Pua” para a Campanha da Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Ao regressar ao Brasil, permaneceu na Força Aérea Brasileira até o posto de 1º Tenente.
Dentre várias homenagens recebidas, no dia 26 de junho deste ano, foi condecorado em cerimônia militar extraordinária com a medalha “Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura”, como reconhecimento pelo seu histórico de vibração e brio pela Força Aérea Brasileira.

Homenagem da Base Aérea de Fortaleza
Orgulho, saudades e lágrimas marcaram a Cerimônia Militar realizada ontem pelo Comando da Base Aérea de Fortaleza na despedida ao 1º Tenente-Especialista em Fotografia Sinval Rolim.
As homenagens póstumas tiveram início com a entrega da urna pela viúva Terezinha Rodrigues Rolim ao Comandante da Aeronave da FAB que a conduziu para um sobrevoo eternizado no aeródromo da BAFZ. Em seguida, ela recebeu uma Bandeira Nacional e um Distintivo da BAFZ.
No Pátio do Comando, a tropa em luto aguardou, sob o som do “toque de silêncio”, a deposição das cinzas, juntamente com pétalas de rosas vermelhas, sobre o solo da Base Aérea de Fortaleza para que fosse perenizada sua permanência na Força Aérea Brasileira, atendendo dessa forma a um pedido do próprio Tenente Sinval Rolim.
Além de familiares e dezenas de amigos, compareceram à solenidade o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Rodopiano de Azevedo Barbalho, o Major-Brigadeiro-Engenheiro Francisco Moacir Farias de Mesquita, o Brigadeiro-do-Ar Sabino Lima Freire Filho, e os Ex-Comandantes da BAFZ; Coronel-Aviador Rogério Gammerdinger Veras, Coronel-Aviador Manoel Araujo da Silva Junior, Coronel-Aviador Getúlio de Oliveira, Coronel-Aviador Alfredo Severo Luzardo e o Coronel-Aviador Carlos Alberto Vieira.
Logo após, todos os presentes reuniram-se na Capela da BAFZ para a Celebração de uma missa, encerrando dessa forma as homenagens ao Tenente Sinval Rolim.

Fonte: Agência Força Aérea/ BAFZ