Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Espaço

Alguns aspectos do programa espacial do Brasil
Em uma época que o país importava bicicletas, um teimoso grupo de militares e civis, liderados pelo brigadeiro Casimiro Montenegro Filho, resolveu, há sessenta anos, instalar a indústria aeronáutica no Brasil. A partir da criação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do então Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), a cidade de São José dos Campos, SP, que era conhecida como um bom lugar para se curar de tuberculose desenvolveu, tornou-se uma das mais prósperas cidades do Brasil e motivo de orgulho para aqueles que nela residem e colaboram para esta prosperidade.
Quando do início do programa espacial brasileiro, em 1961, São José dos Campos foi a escolha natural para sediar o grupo de organização da comissão nacional de atividades espaciais. Afinal de contas era aqui que se encontravam os profissionais mais qualificados nessa área.
Em 2010 o resultado dessas ações salta aos olhos. A população de São José dos Campos, que era de 40 mil pessoas há sessenta anos, hoje ultrapassa os seiscentos mil habitantes. A economia, que era predominante rural e agrícola, hoje propicia um orçamento anual de um bilhão e quatrocentos milhões de reais.
Foi no então CTA, atual Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) que surgiu a Embraer, ao final da década de 1960. Foi também de lá um dos maiores feitos tecnológicos do Brasil, o motor a álcool. Cabe também aos técnicos e engenheiros do DCTA contribuir para a manutenção dos aviões da força aérea brasileira, além de participarem de investigações de acidentes aéreos.
Engenhos espaciais desenvolvidos no Instituto de Aeronáutica e Espaço são hoje vendidos à Agência Espacial Européia, demonstrando a capacidade dos nossos técnicos e engenheiros. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), desde o início, é uma instituição cuja excelência é reconhecida internacionalmente. São José dos Campos também sedia o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Apesar de todos os benefícios trazidos ao país, o conhecimento do programa espacial brasileiro era restrito a uma pequena parcela da população. Foi a partir da criação do programa AEB escola, iniciativa da Agência Espacial Brasileira (AEB), que essa situação começou a mudar. Um dos objetivos do programa AEB escola é levar a temática espacial para as salas de aula de milhares de escolas brasileiras. Neste contexto, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) constitui instrumento singular. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira em parceria com a AEB, o INPE e o DCTA, representado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço e pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Em 2010 mais de setecentos e oitenta mil estudantes participaram da OBA, levando à divulgação do programa espacial brasileiro como nunca antes ocorrida.

Texto: Pesquisador José Bezerra Pessoa Filho do IAE - Instituto de Aeronáutica e Espaço, São José dos Campos, SP, publicado no endereço eletrônico do DCTA.

Visite: www.cta.br e www.iae.cta.br