Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Navegação Aérea

A Cartografia Aeronáutica
A Cartografia abrange o conjunto de estudos e ope­rações científicas, artísticas e técnicas que, a partir dos resultados das observa­ções diretas ou da exploração de documentações, visa à elaboração ou à utilização de mapas. Reúne as atividades que vão desde o levantamento de campo ou pesquisa biblio­gráfica, até a impressão defi­nitiva e a publicação do mapa elaborado. O Brasil adota as normas e padrões recomendados para a cartografia aeronáutica pelos estados signatários da OACI – Organização da Aviação Civil Internacional.
Mapa é a representação de uma superfície terrestre, ou seja, de uma super­fície curva. A confecção de uma carta - um mapa com informações específicas - exige, antes de tudo, o estabelecimento de um método, de maneira que, a cada ponto da superfície da Terra, corresponda um ponto da carta e vice-versa.
Diversos métodos podem ser empregados para se obter essa correspondência de pontos, que constitui os chamados “sistemas de projeções”. Para que cada ponto da superfície da Terra possa ser localizado no mapa, foi criado um sistema de linhas imaginá­rias chamado de “Sistema de Coordenadas Geográficas”. A coordenada geográfica de um determinado ponto da superfí­cie da Terra é obtida pela inter­secção de um meridiano (longitude) e um paralelo (latitude).
O problema básico das projeções cartográficas é a representação de uma superfície curva em um plano. Em termos práticos, o problema consiste em se repre­sentar a Terra em um plano. A tecnologia moderna, porém, tem tor­nado disponíveis téc­nicas e equipamentos cada vez mais avan­çados para os proces­sos de coleta, análise e apresentação de dados informativos.

CARTAS
O espaço territorial brasileiro é hoje representado pela cartografia sistemática, por meio de cartas elaboradas, seletiva e progressivamente, de acordo com as prioridades conjunturais e segundo os padrões cartográficos ter­restre, náutico e aeronáutico.
A Cartografia Sistemática Aeronáutica utiliza as cartas sistemáticas terrestres e tem por finalidade a representação da área nacional, por intermédio de séries de cartas aeronáuticas padroni­zadas, destinadas ao uso da navegação aérea, que correspondem às escalas de 1:1.000.000, 1:500.000 e 1:250.000.
O Instituto de Cartografia Aeronáutica - ICA, organização subordinada ao DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo, produz duas importantes modalidades de cartas de navegação: as Cartas de Navegação Visual (Cartas VFR - Visual Flight Rules) e as Cartas de Navegação por Instrumentos (Cartas IFR - Instrument Flight Rules).

Fonte: www.decea.gov.br