Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Busca e Salvamento

“Nascemos de novo.O pessoal da FAB salvou nossa vida!”
Eis uma tarde de emoção de sobra: 31 de outubro de 2010, domingo.
Em pouco tempo, um pouso forçado para esquecer... seguido de um resgate para lembrar para toda a vida.
Os pilotos civis Roberto Busellato e Paulo Zarutzki viveram uma situação dramática com uma pane de motor na aeronave sobre a cidade de Oriximiná , no estado do Pará.
A bordo de uma aeronave Navajo PA-31, faziam serviço de aerolevantamento. Eles realizaram o pouso forçado no leito do rio em uma área enlameada. Na mesma tarde ouviram o som do helicóptero H-60 Blackhawk da FAB para serem salvos. “Nascemos de novo. Não víamos direito. Só ouvimos o barulho do helicóptero porque nossos olhos estavam enlameados. O pessoal do resgate salvou a nossa vida. Eles são a salvação de muitos aviadores”, disse Busellato. “Foi muito gostoso ouvir o barulho do helicóptero. Agradecemos muito o que eles fizeram por nós”, afirmou Zarutski.
O resgate dos tripulantes é resultado de uma intensa e imediata operação montada pela Aeronáutica, que envolveu homens em terra e nos céus. Em terra, a equipe do CINDACTA 4, em Manaus, acionou militares do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8ºGAv – Esquadrão Harpia). Havia uma importante pista da possível localização da aeronave desaparecida. Existe um equipamento dentro do avião, chamado ELT, que emite um sinal eletrônico via satélite.
Em segundos, o pessoal da Salvaero havia recebido as coordenadas geográficas.
“O objetivo de todo o sistema é encontrar e resgatar sobreviventes. Foi muito gratificante saber que eles estavam bem e que valorizam a utilização dos equipamentos do avião, como o ELT”, disse o Tenente Edvaldo Cardoso.
Militares especializados em busca e resgate equiparam-se e em poucos minutos decolaram com o helicóptero H60 Blackhawk para a área do pouso forçado. Uma hora e meia depois, eles avistaram o avião e os tripulantes em meio à lama. Ele explicou que foi preciso retirá-los de guincho.
“As coordenadas geográficas foram bastante precisas e chegamos exatamente sobre a aeronave acidentada”, disse o Tenente-Aviador Elson Andrade. O Tenente Jail Masine, também piloto, ficou muito feliz com o desfecho da missão. “Salvamos dois pais...São duas famílias. Não tenho palavras”.
Os dois resgatados têm dois filhos cada um. Voltam para Curitiba, onde moram. O sistema de salvamento da Aeronáutica fica em prontidão 365 dias do ano, 24 horas por dia.

Fonte: Agência Força Aérea