Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 14 de novembro de 2010

Memória

Federação Italiana dos Combatentes mantém viva a memória do Primeiro Grupo de Caça
Encerrando a semana de homenagens na Itália aos aviadores brasileiros que participaram da Segunda Guerra Mundial, a Federação Italiana dos Combatentes Aliados entregou, na terça-feira (9), a comenda da Federação Italiana dos Combatentes Aliados às autoridades que personificam os mesmos ideais dos Jambocks de sacrifício e amor a uma causa em prol da liberdade do povo italiano. A Federação foi fundada em 1972, e tem como objetivo unir os veteranos de todas as guerras travadas pelos países da Europa.
Entre os agraciados estava o Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, que agradeceu a homenagem falando da importância dos laços entre o Brasil e a Itália e relembrou a importância da campanha em solo italiano para os aviadores brasileiros.
Após entregar as comendas aos agraciados, o representante oficial da Federação Italiana dos Combatentes Aliados, Giovanni Sulla, falou sobre a relação entre os militares brasileiros e a comunidade italiana.
“Esta é uma data muito importante, porque representa a relação entre a Itália e o Brasil e fala da importância da relação entre os militares brasileiros e o povo italiano durante a Segunda Guerra”, conta Giovanni Sulla.
Também receberam a homenagem o Deputado Federal Ciro Pedrosa, o Major-Brigadeiro-do-Ar Marco Antonio Carballo Perez, o Brigadeiro-do-Ar José Magno Resende de Araujo, o estudioso da Segunda Guerra Mundial Marcos Renault Coelho, o Coronel-Aviador Rui Chagas Mesquita, o Major-Aviador Marcelo Moreno e o Major-Aviador Lincoln Ramos Hungria.
A condecoração é destinada aos ex-combatentes e às autoridades das Forças Armadas que participaram como aliados na campanha em território italiano. No entanto, autoridades que não combateram na Segunda Guerra, mas que procuram divulgar a memória dos militares que participaram do conflito armado também são homenageadas.

Fonte: CECOMSAER