Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Projeto SAMF

Sistema de Alimentação de Motor Foguete
O SAMF – Sistema de Alimentação de Motor Foguete – tem como principal função fornecer propelentes ao motor foguete nas pressões e vazões necessárias para o seu correto funcionamento.
O SAMF está sendo desenvolvido pela empresa ORBITAL ENGENHARIA com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT/Subvenção Econômica da FINEP, em parceria com o IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço), através da Divisão de Propulsão Espacial (APE). Ele irá compor o primeiro foguete brasileiro funcionando exclusivamente com motor foguete a propelente líquido, o VS-15. O VS-15 possibilitará a realização de ensaios em voo do Motor Foguete a Propelente Líquido L15 a fim de verificar se o motor corresponde às características de projeto.
O SAMF é composto por dois reservatórios de propelentes, um de etanol e outro de oxigênio líquido, e um reservatório de gás pressurizante, todos fabricados em fibra de carbono para redução de massa.Além disso, possui diversas válvulas que fazem o controle do fornecimento dos componentes ao motor e o abastecimento dos reservatórios, e reguladores de pressão.
O projeto SAMF já passou pela revisão de requisitos de sistema (SRR) e pela revisão preliminar de projeto (PDR).
Está em fase de fabricação dos modelos dos reservatórios, dos reguladores de pressão e a aquisição dos componentes para a montagem de um modelo de engenharia do sistema completo, realizando assim os primeiros ensaios funcionais a frio.

Fonte: www.iae.cta.br