Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Embraer e Azul

Brasil terá 1º voo comercial com combustível de cana
A Embraer e a companhia aérea Azul preparam o primeiro voo experimental de um avião de passageiros movido a combustível de cana-de açúcar. O projeto ganhou novo impulso com a assinatura, durante a visita do presidente Barack Obama ao Brasil, de uma parceria entre os dois países para a o desenvolvimento de bioquerosene de aviação.
Em jogo, está a disputa por um mercado estimado em cerca de US$ 300 bilhões no mundo todo, e o interesse estratégico do Pentágono, o maior consumidor de querosene de aviação do mundo, em diversificar as fontes de combustível e de se tornar menos dependente de petróleo.
O primeiro voo-teste com o bioquerosene está previsto para acontecer no primeiro semestre do ano que vem. O biocombustível que a Embraer utilizará em seus aviões comerciais, da família E-Jets, já está em fase adiantada de desenvolvimento nas instalações da empresa americana Amyris, parceira da fabricante brasileira num projeto ambicioso, que também envolve a General Electric, produtora dos motores que equipam os jatos brasileiros. A Embraer iniciou as suas pesquisas sobre o uso de biocombustíveis em 2007 e formou parcerias ao longo do projeto.
Para as companhias aéreas, o novo combustível pode representar mais segurança diante da variação do preço do petróleo, pois o querosene de aviação responde por 30% a 40% dos custos.

Fonte: Jornal Valor Econômico.