Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 23 de abril de 2011

Aeródromos

Brasília-DF
Aeroporto Internacional
PRESIDENTE JUSCELINO KUBITSCHEK
ICAO: SBBR, IATA: BSB
Área Especial - Lago Sul
Brasília-DF
CEP: 71.608-900
PABX: (61) 3364-9000
Distância do Centro: 11 Km

O Aeroporto Internacional de Brasília é um dos principais aeroportos do Brasil e da América Latina. Por sua localização geográfica, recebe e distribui mais de 400 voos por dia, movimentando mais de 14 milhões de passageiros por ano para 44 destinos em todas as regiões do país, além de voos internacionais diretos.

Histórico
Brasília era apenas um esboço quando o presidente Juscelino Kubitschek pousou pela primeira vez no Planalto Central, no ano de 1956. O aeroporto já existia e se chamava Vera Cruz.
Construído em 1955 pelo então vice-governador de Goiás, Bernardo Sayão, a pedido do presidente da Comissão de Localização da Nova Capital Federal, Marechal José Pessoa, o aeroporto recebeu no dia 02 de outubro daquele ano a primeira comitiva para construção da nova capital.
O Aeroporto de Vera Cruz localizava-se onde está situada, hoje, a Estação Rodoferroviária de Brasília. Era uma pista de terra batida com 2,7 mil metros de comprimento e uma estação de passageiros improvisada em um barracão de pau-a-pique coberto com folhas de buriti. O nome Vera Cruz foi sugestão de José Pessoa, cuja expectativa era batizar com este mesmo nome a cidade de Brasília.
As instalações do Aeroporto Vera Cruz eram provisórias. A mudança para um aeroporto definitivo era prioridade, juntamente com as obras de construção do Núcleo Residencial Pioneiro da Fazenda do Gama, onde foram erguidos o Catetinho, as instalações para o Batalhão de Guarda, e o segundo aeroporto provisório, que atendeu ao presidente e aos pioneiros na construção da nova capital.
Em novembro de 1956, quando o Catetinho ficou pronto, já havia sido iniciado o desmatamento para a construção do aeroporto permanente, que possuiria uma pista de 3,3 mil metros de comprimento. Em 02 de abril de 1957, o aeroporto recebeu o primeiro pouso da aeronave presidencial, um Viscount turbo-hélice de fabricação inglesa.
A inauguração oficial do aeroporto comercial foi em 03 de maio de 1957, ano em que foram inauguradas as instalações do destacamento Base Aérea.

Sítio Aeroportuário
Área: 28.995.153,00 m²

Pátio das Aeronaves
Área: 57.113 m²

Pista
Dimensões(m): 3.200 x 45/segunda pista: 3.300 x 45

Terminal de Passageiros
Área: 90.100 m²

Estacionamento
Capacidade:1.034 vagas

Estacionamento de Aeronaves
Nº de Posições:40

Fonte: www.infraero.gov.br