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Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Datas Especiais

22 de abril: Dia da Aviação de Caça

O mais longo dos dias da FAB na Segunda Guerra

Em muitas ocasiões, como comandante do 350th Fighter Group, eu fui obrigado a mantê-los no chão quando insistiam em continuar voando, porque eu acreditava que eles já haviam ultrapassado os limites de sua resistência física.” As palavras são do Major General Nielsen, ex-comandante da unidade americana à qual os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) estavam subordinados na Itália. O comentário faz parte do pedido para que o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA) recebesse a Citação Presidencial Americana – apenas três unidades estrangeiras possuem a comenda. Os brasileiros entraram em combate no final de 1944 e participaram, no início do ano seguinte, da ofensiva de primavera – um grande esforço aliado para acabar com o conflito na Europa. Ao mesmo tempo em que conquistavam resultados expressivos, o Grupo de Caça perdia em média três pilotos por mês – média igual à da Força Aérea Americana (USAF), incluindo pilotos abatidos e mortos, desaparecidos e capturados. Às vésperas do dia 22 de abril, os pilotos brasileiros tiveram de tomar uma importante decisão diante das sucessivas baixas: o 1º Grupo de Caça deixaria de existir, com seus pilotos e mecânicos distribuídos nos demais esquadrões aliados, ou continuariam lutando, com um número maior de voos por dia, arriscando mais a vida, mas como uma unidade brasileira. “Só quem esteve em combate sabe o que é voar mais de uma missão no mesmo dia”, recorda o Major-Brigadeiro-do-Ar Rui Moreira Lima, veterano do Grupo de Caça e autor do livro “Senta a Púa!”.Decidiram lutar mais. No dia 22 de abril de 1945, num único dia, os pilotos da FAB realizaram 11 missões, na data que simboliza a Aviação de Caça Brasileira.Voaram duas, até três vezes, em intervalos de poucas horas,sob fogo inimigo e enfrentando grande desgaste físico – um piloto perdia dois quilos em uma missão de duas horas de duração. Engana-se quem pensa que o esforço acabou ali. Por mais três dias, os pilotos brasileiros voaram dez missões diárias. O 22 de abril é até hoje o Dia da Aviação de Caça.

VISITE: www.sentandoapua.com.br

Ordem do Dia da Aviação de Caça

SERIA UM DIA COMO TANTOS OUTROS DA OFENSIVA DA PRIMAVERA EM SOLO ITALIANO, NÃO FOSSE PELO DESGASTE E PELO ESFORÇO HÁ TEMPOS DESPENDIDOS POR UM PUNHADO DE BRAVOS, TÃO JOVENS QUANTO A PRÓPRIA FORÇA AÉREA QUE OS ENVIARA PARA AQUELA REGIÃO. NÃO FOSSE, TAMBÉM, POR TEREM REUNIDO O ÂNIMO NECESSÁRIO PARA REALIZAR, NAQUELE DIA, O MAIOR NÚMERO DE SORTIDAS DO PRIMEIRO GRUPO DE CAÇA EM TODA A CAMPANHA DA ITÁLIA. ERA O DIA 22 DE ABRIL DE 1945.

MAIS QUE EXPRESSIVOS NÚMEROS, A QUALIDADE DOS RESULTADOS AUFERIDOS AO LONGO DAQUELA JORNADA, DURANTE A SEGUNDA GRANDE GUERRA, CONFERIU ÀQUELA UNIDADE O RECONHECIMENTO, O RESPEITO E A ADMIRAÇÃO DOS OUTROS POVOS QUE ALI LUTARAM LADO A LADO.

O DIA 22 DE ABRIL, HOJE, REPRESENTA A SAGA HERÓICA DE BRASILEIROS, SOLDADOS DO AR, QUE, SOB A INCONTESTE LIDERANÇA DE NERO MOURA, OFERECERAM SUAS VIDAS, COM CORAGEM E ENTUSIASMO, À CAUSA DA LIBERDADE E DA AUTODETERMINAÇÃO DOS POVOS, MARCANDO PARA SEMPRE, NOS CÉUS DA EUROPA, UMA HISTÓRIA DE HONRA E DE GLÓRIA.

PARA AQUELES HERÓIS, O FIM DA GUERRA SIGNIFICOU NOVOS DESAFIOS. A MESMA DETERMINAÇÃO QUE FORJOU A ALMA DOS COMBATENTES NO TEATRO DE GUERRA DEVERIA SER, TAMBÉM, REPASSADA AOS JOVENS DE TODA A FORÇA AÉREA. ASSIM, AS LIÇÕES APRENDIDAS COM SUOR E SANGUE ATRAVESSARAM OS TEMPOS E VIERAM A FORMAR UMA AVIAÇÃO DE CAÇA MODERNA E PROFISSIONAL.

DOS TEMPOS DO INCOMPARÁVEL P-47 À AVANÇADA TECNOLOGIA EMBARCADA EM AERONAVES SUPERSÔNICAS, ONZE UNIDADES SE ESPALHARAM PELO BRASIL E SEUS HOMENS E MULHERES COMUNGAM DOS MESMOS VALORES E TRADIÇÕES DE SEUS QUERIDOS VETERANOS.

CADA AVIÃO DE CAÇA QUE DECOLA RUMO AO CUMPRIMENTO DE SEU DEVER LEVA CONSIGO O COMPROMISSO DE TODOS, PILOTOS E ESPECIALISTAS, DE MANTER ELEVADOS OS MESMOS IDEAIS DE EFICIÊNCIA, ABNEGAÇÃO E CORAGEM VIVIDOS NOS CÉUS DA ITÁLIA.

CAÇADORES DE TERRA E DO AR, PROFISSIONAIS DA MISSÃO SÍNTESE DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, JAMAIS ESMOREÇAM ANTE AOS DESAFIOS QUE A VIDA LHES PROPORCIONARÁ. ELES SEMPRE EXISTIRÃO. A CORAGEM, A DETERMINAÇÃO E A INTELIGÊNCIA DEVERÃO SER OS ALAS INVISÍVEIS DE SUAS ALMAS.

CONTINUEM ALTIVOS E PERSEVERANTES DIANTE DA MISSÃO QUE LHES É CONFIADA. É SEU DEVER HONRAR UM PASSADO DE GLÓRIA E DE SANGUE. O POVO BRASILEIRO DEPOSITA EM SEUS OMBROS A GARANTIA DE SUA LIBERDADE.

ALICERÇADOS EM NOSSA HISTÓRIA, SIGAMOS EM DIREÇÃO AO FUTURO. CONSOLIDEMOS A OBRA EDIFICADA PELOS MESTRES DO PASSADO E DE TODOS QUE OS SUCEDERAM, LEAIS COMBATENTES QUE DERAM E CONTINUAM A DAR SUAS VIDAS PELOS IDEAIS SINTETIZADOS NO BRADO:

“SENTA A PÚA BRASIL”! VOAR, COMBATER E VENCER!!!

TEN BRIG AR GILBERTO ANTONIO SABOYA BURNIER - COMANDANTE-GERAL DE OPERAÇÕES AÉREAS

Fontes: COMGAR e Agência Força Aérea