Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Sala Gastão Madeira

Foi inaugurada na última segunda-feira, 25, no Colégio Dominique, em Ubatuba-SP, a sala “Gastão Madeira”, mais um passo na consolidação do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA, que visa revelar vocações e despertar o interesse de crianças e jovens pelo mundo da aeronáutica.
Gastão Madeira, nascido em Ubatuba, é também nome do aeroporto local. Sua trajetória de vida é dedicada a pesquisas e inventos com imensa repercussão no campo da aviação a ponto de ser considerado pioneiro ao lado de ilustres brasileiros como Bartolomeu de Gusmão e Santos Dumont. Suas pesquisas patenteadas levaram-no para a França com recursos do governo brasileiro para dar continuidade aos seus projetos que tinham como princípio o voo dos pássaros.

Simulador de voo e Aeromodelismo
A sala “Gastão Madeira” conta com um simulador de voo em computador. "O controle do manche permite a primeira interação do jovem com a aeronave", diz Diogo Moura, instrutor.
O arquiteto Luiz Carlos Lima, responsável pelas atividades de aeromodelismo, busca despertar nas crianças o interesse pelo setor. “Ubatuba é a única cidade da região com um aeroporto na área central e tem tudo para propagar o aeromodelismo”, diz Luiz. O vice-prefeito de Ubatuba, Rui Teixeira Leite, prestigiou o evento, interessando-se pela iniciativa e confirmando que irá colaborar para aproximar áreas afins da aviação com a escola.Mesa-Avião: espaço para o briefing dos Ninja's

O Núcleo Infantojuvenil de Aviação-NINJA está aberto para alunos da rede pública e particular, com atividades gratuitas, patrocinadas por simpatizantes do projeto.
Com a Sala Gastão Madeira, o NINJA pretende divulgar o modelo para escolas de outras cidades, contribuindo para levar a cultura aeronáutica a um maior número de crianças e jovens.