Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Jogos Mundiais Militares - Rio 2011

Rally aéreo envolve 10 países
Os 5º Jogos Mundiais Militares terão, no dia 17 de julho de 2011, dez países envolvidos em um desafio em alta velocidade. Aviões A-29 Super tucano vão cortar os céus do Rio de Janeiro, mostrando a habilidade de pilotos e de navegadores no rally aéreo, a prova especial da modalidade do Pentatlo Aeronáutico. A competição terá início às 9h, no Campo dos Afonsos e vai terminar na Base Aérea de Santa Cruz (BASC), na Zona Oeste da cidade.
O rally aéreo testa os conhecimentos dos atletas em navegação militar e operacional. Cada equipe é composta por quatro militares, que fazem o planejamento da navegação duas horas antes da decolagem. Os aviões irão decolar de 20 em 20 minutos, cinco decolagens pela manhã e outras cinco a tarde.Na prova, o piloto tem de passar por três pontos no circuito, em formato de um triângulo, em uma média de 40 minutos. O país-sede da competição fornece os pilotos e as aeronaves. Quem compete no rally aéreo é o navegador, que passa todas as instruções em inglês pela fonia para o comandante do avião. Parece fácil, mas não é pelo simples fato de que o Super tucano precisa sobrevoar os dois pontos de controle na posição vertical. Se ele estiver atrasado ou adiantado, o país competidor perde pontos, assim como se estiver na lateral.
A equipe brasileira de Pentatlo Aeronáutico está otimista com a prova, já que vem de uma sequência de bons resultados nos mundiais. Neste ano, o grupo obteve a primeira colocação no Campeonato Nórdico de Pentatlo Aeronáutico. No rally aéreo, o navegador é o Capitão Eduardo Utzig Silva.
“A chance de conquistar o primeiro lugar na competição é muito grande. O Brasil conquistou o 2º lugar geral no Campeonato Mundial, no ano passado, e vinha de uma série de vitórias”, afirma o chefe da equipe de Pentatlo Aeronáutico, Tenente Coronel Aviador Paulo Roberto Gonzaga de Oliveira.
Os 5º Jogos Mundiais Militares do CISM serão o maior evento esportivo militar já realizado no Brasil. O evento acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho de 2011, e reunirá cerca de 8 mil participantes. Serão aproximadamente 6 mil atletas e 2 mil delegados vindos de mais de 100 países. Vinte modalidades esportivas serão disputadas, algumas inéditas em jogos mundiais militares, como o vôlei de praia. O Brasil deverá participar com 250 atletas e estará representado em todas as modalidades.
A escolha pelo Brasil para sediar os 5º Jogos Mundiais Militares aconteceu em maio de 2007, em Burkina Faso, na África Ocidental, durante reunião do CISM – Conselho Internacional do Esporte Militar (da sigla em francês para Conseil International du Sport Militaire).
O País disputou com a Turquia o direito de sediar os jogos. No julgamento final, a infraestrutura esportiva já estabelecida no Rio de Janeiro para os Jogos Pan-Americanos, a experiência na realização de grandes eventos e o apoio demonstrado pelas autoridades locais ao projeto foram decisivos para a vitória do Brasil.

Pesquise: Blog do NINJA-Núcleo Infantojuvenil de Aviação em 12/03/2011

Visite: www.rio2011.com.br