Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tecnologia

Avião elétrico bate recorde de velocidade
Um grupo de alemães resolveu construir algo interessante: um avião elétrico. O e-Genius, que fez seu primeiro voo em maio de 2011, bateu os recordes mundiais de velocidade e de distância percorrida.
O avião percorreu 341 km em pouco mais de duas horas com duas pessoas a bordo e atingiu 165 km/h. É um feito inédito para esse tipo de aeronave. Para realizá-lo, a aeronave decolou da sua base em Mindleheim, na Alemanha, subiu a 1.200 metros de altitude e deu várias voltas indo e vindo entre duas cidades. A bordo estavam o piloto Karl Kaeser e o engenheiro Steffen Geinitz.
O e-Genius começou a ser elaborado em 2007 na Universidade de Stuttgart. O projeto tem o patrocínio da Airbus e de outras empresas. Seu desenho básico é o de um motoplanador. O motor elétrico instalado na cauda tem potência de cerca de 80 HP, comparável a de um carro pequeno. Para alimentá-lo, há um banco de baterias com respeitável capacidade. A equipe diz que, mesmo depois de mais de 2 horas de voo, ainda havia carga nele.
O e-Genius vai participar, em setembro, na Califórnia, do Green Flight Challenge, competição de aviões amigáveis ao meio-ambiente patrocinada pela NASA. Nela, estão inscritas aeronaves movidas a hidrogênio, biodiesel, álcool e eletricidade.

Fonte: http://exame.abril.com.br