Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 10 de setembro de 2011

Aeronaves

Um Hércules de combate a incêndio
Uma aeronave C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) ajuda a combater os focos de incêndio no Distrito Federal. Com capacidade para 12 mil litros de água, o avião é operado pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), sediado na Base Aérea dos Afonsos(RJ). A aeronave é equipada com um sistema modular de combate a incêndio aero-embarcado, ou em inglês, Modular Airborne Fire Fghting System (MAFFS).
A prioridade será combater os focos ao redor da pista do Aeroporto de Brasília. Uma outra aeronave C-130, do mesmo esquadrão, deve prestar apoio logístico na missão.O reabastecimento de água da aeronave será feito na Base Aérea de Brasília e de forma rápida. A vazão para o recarregamento é de 9 mil litros por minuto.
Esta é a terceira missão de contra-incêndio da FAB. A primeira foi realizada em janeiro de 2008 na estação ecológica do Taim, no Rio Grande do Sul. Em novembro do mesmo ano, a aeronave Hércules foi utilizada na localidade de Lençóis, no Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Fonte: Agência Força Aérea