Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Datas Especiais

20 de Setembro:
Nascimento de Eduardo Gomes



Mensagem do Comandante da Aeronáutica
ANIVERSÁRIO DO NASCIMENTO DO MARECHAL-DO-AR EDUARDO GOMES
“PATRONO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA”

CONHECER A HISTÓRIA DO BRASIL É DIVISAR OS FEITOS DE PERSONALIDADES QUE, EMBALADOS POR UMA SÍNTESE DE VIRTUDES E VALORES PATRIÓTICOS, DEDICARAM O MELHOR DE SUAS VIDAS AO IDEAL DE SERVIR, AO SONHO DE PARTICIPAR DA EDIFICAÇÃO DE UMA GRANDE OBRA PARA AS GERAÇÕES FUTURAS.

ASSIM É A HISTÓRIA DA FORÇA AÉREA, PRIVILEGIADA POR CONTAR COM O NOME DO MARECHAL-DO-AR EDUARDO GOMES, PATRONO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA, UM VERDADEIRO SOLDADO-CIDADÃO, QUE SUPEROU AS INCONTÁVEIS ADVERSIDADES DA INFÂNCIA E ENVEREDOU-SE, DESDE CEDO, PELO PENDOR DA LIDERANÇA E DA DETERMINAÇÃO NA ESCOLA MILITAR DE REALENGO.

O CANDIDATO DO POVO E BRIGADEIRO DA LIBERTAÇÃO FOI UM ESTADISTA QUE SE DESTACOU PELA GRANDEZA DE ALMA. UMA REFERÊNCIA PERMANENTE DE PERSEVERANÇA E GENEROSIDADE, UM FAROL A BALIZAR, NOS MEANDROS DA CAMINHADA, A DIREÇÃO CERTA NA INCERTEZA APARENTE DA EXISTÊNCIA HUMANA EM SUA ÉPOCA.

HOMEM DOTADO DE INTEGRIDADE DE CARÁTER E TALENTOS INVEJÁVEIS, SOUBE COMO NINGUÉM USAR SUA EXPERIÊNCIA PARA ENRIQUECER O ESPÍRITO QUE SE TRANSBORDAVA EM BUSCA DO BEM ESTAR DE SEUS SUBORDINADOS, PROPORCIONANDO-LHES SOB VÁRIAS FORMAS, ENSINAMENTOS, CULTURA E EDUCAÇÃO.

SEM DÚVIDA ALGUMA, É UM DOS MAIORES NOMES DA HISTÓRIA DA REPÚBLICA, TAL A SUA FIGURA MAJESTÁTICA, A SUA TENACIDADE E SUAS INQUEBRANTÁVEIS QUALIDADES MORAIS.

FIGURA SINGULAR DE PATRIOTA, CUJA VIDA DE DEDICAÇÃO ÍMPAR AOS MAIS PUROS IDEAIS DEMOCRÁTICOS, CONQUISTOU O RESPEITO E A ADMIRAÇÃO DA GENTE BRASILEIRA, QUE NÃO ESQUECE A BRAVURA DO HERÓI DE COPACABANA, O ENTÃO TENENTE CORAJOSO E IMPÁVIDO, UMA RESERVA DE MORAL E UM PATRIMÔNIO DE INTEIREZA, CUJAS AÇÕES JÁ EVIDENCIAVAM QUE A SUA VIDA PAUTAR-SE-IA EM VERTENTES VOLTADAS PARA O BEM COMUM.

EMPREENDEDOR, ABASTECEU O PEITO DE CORAGEM E LANÇOU, SOBRE OS FÉRTEIS CAMPOS DO INTERIOR BRASILEIRO, AS SEMENTES DO CORREIO AÉREO NACIONAL. DE SUA VISÃO DE PAÍS, BROTARAM AS LINHAS AÉREAS QUE SUBIRAM AS CABECEIRAS DOS RIOS.

SUA CRENÇA ERA A DE QUE O PROGRESSO BRASILEIRO DEVERIA ASSENTAR-SE EM TRÊS PILARES BÁSICOS: O FORTALECIMENTO DA UNIDADE NACIONAL, O IMPRESCINDÍVEL APOIO AOS BRASILEIROS E BRASILEIRAS DE TODAS AS LATITUDES E LONGITUDES E O DESENVOLVIMENTO DA AVIAÇÃO, TAREFAS QUE O COMANDO DA AERONAÚTICA CUMPRE ATÉ OS DIAS ATUAIS.
O RESPEITO QUE INFUNDIA NA CASERNA E A ADMIRAÇÃO ANGARIADA NA SOCIEDADE CIVIL SEMPRE PROPORCIONARAM UM CLIMA DE RELATIVA TRANQUILIDADE NAS DUAS VEZES EM QUE ESTEVE NO COMANDO DO MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA.

COM FORTALEZA DE ESPÍRITO, SOUBE DESARMAR ÂNIMOS CONTURBADOS, NUM ESFORÇO ÚNICO DE ENSINAR A CONVIVER COM AS DIFERENÇAS E PERSEVERAR NAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NA CONSOLIDAÇÃO DE UMA NASCENTE INSTITUIÇÃO.

DETERMINADO EM FOMENTAR O ENGRANDECIMENTO DA FORÇA AÉREA, PROMOVEU O PRIMEIRO PLANEJAMENTO RACIONAL, QUE NOS POSSIBILITOU UM GRANDE REEQUIPAMENTO COM A AQUISIÇÃO DE AERONAVES C-130 HÉRCULES, BUFFALO, CESSNA E BEECHCRAFT.

SOB SUA REGÊNCIA, A INDÚSTRIA AERONÁUTICA BRASILEIRA COMEÇOU A GANHAR ASAS QUANDO, EM 25 DE JUNHO DE 1965, DEU A AUTORIZAÇÃO PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO IPD 6504 BANDEIRANTE, CONSIDERADO O EMBRIÃO DA EMBRAER.

O INEDITISMO DE SUAS OBRAS RESULTOU NA ELABORAÇÃO DAS PRIMEIRAS DIRETRIZES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO, SEGUIDAS PELAS DIRETRIZES PARA OS PLANOS BÁSICOS DE RENOVAÇÃO DO MATERIAL AÉREO E DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO.

SUA PERSONALIDADE, PLASMADA NO AMOR E DEDICAÇÃO AOS SEUS SUBORDINADOS, ORIENTOU-O AO BAIXAR SUA DIRETRIZ DE POLÍTICA HABITACIONAL PARA MILITARES DA AERONÁUTICA, CULMINANDO COM A CONSTRUÇÃO DE UM EXPRESSIVO NÚMERO DE MORADIAS.

DEIXOU-NOS UMA HERANÇA DE DEVOÇÃO, A CERTEZA DE QUE TEREMOS SEMPRE UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E FECUNDA NO DESENVOLVIMENTO DA NAÇÃO BRASILEIRA.

CAROS COMANDADOS! A FORÇA AÉREA DE HOJE É A CONTINUAÇÃO DE TUDO O QUE ESFORÇO IDEALISTA DO MARECHAL-DO-AR EDUARDO GOMES PRINCIPIOU. SEGUIMOS FIRMES EM NOSSA LABUTA, GUIADOS POR SEUS EXEMPLOS E MOVIDOS PELA VONTADE DE HONRAR TUDO O QUE HERDAMOS DOS SEUS VALOROSOS FEITOS.

AO COMEMORARMOS O ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO PATRONO DA FORÇA AÉREA, CONCLAMO AOS HOMENS E MULHERES QUE ENVERGAM O AZUL A REVIGORAREM SUAS ENERGIAS, ALIMENTANDO DENTRO DE SI A FÉ INABALÁVEL NO CUMPRIMENTO DAS RESPONSABILIDADES DE NOSSA DESTINAÇÃO CONSTITUCIONAL.


Tenente-Brigadeiro-do-Ar JUNITI SAITO
Comandante da Aeronáutica

Fonte: www.fab.mil.br