Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 4 de setembro de 2011

Especial de Domingo

INCAER-Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica
A ideia da criação de um órgão, no qual se concentrassem as preocupações com a História e a Cultura Geral da Aeronáutica brasileira, surgiu de constatações feitas junto à comunidade aeronáutica pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar Deoclécio Lima de Siqueira, que idealizou uma Organização no Ministério da Aeronáutica voltada especificamente para a pesquisa e o registro de fatos marcantes da Aviação brasileira e para o culto daqueles que nela se distinguiram por seus exemplos dignificantes. No final de 1986, aquelas ideias esparsas sobre a criação desse órgão tomaram forma definitiva. Esse projeto foi assim apresentado ao então Ministro da Aeronáutica, Ten.-Brig.-do-Ar Octávio Júlio Moreira Lima, que levou a proposta de criação da nova Organização ao Presidente da República, José Sarney, que a aprovou em 27 de junho de 1986, pelo Decreto n° 92.858.
A sede do INCAER está instalada no prédio onde funcionou a Estação de Passageiros de Hidroaviões do Aeroporto Santos-Dumont, no seguinte endereço: Praça Marechal Âncora, 15-A, Centro, Rio de Janeiro (ao lado do Clube de Aeronáutica).O edifício foi construído pelo Governo às margens da Baía de Guanabara e inaugurado pelo Presidente Getúlio Vargas, em 29 de outubro de 1938. Com o progresso da Aviação e a obsolescência dos hidroaviões, substituídos por aviões mais modernos, o edifício ficou em desuso a partir de 1942, sendo, em caráter precário, cedido pelo Ministério da Aeronáutica para aproveitamento pelo Clube de Aeronáutica, cuja sede era contígua.Pela sua importância histórica e paisagística, o prédio foi tombado pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 29 de janeiro de 1957. Em 1986, passou a ser ocupado pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, tornando-se a sua sede definitiva.
Em virtude de tratar-se de um prédio tombado, o que implica em manter inalterada a sua configuração original, todas as dependências tiveram de ser delimitadas apenas por paredes divisórias removíveis, formando gabinetes, biblioteca, salas de serviços burocráticos e de processamento de dados, até hoje mantidas.
O INCAER tem uma Galeria de Patronos, representada por grandes vultos da Aviação brasileira já falecidos. Cada nome está relacionado a uma Cadeira, simbolicamente, que está ocupada por um Conselheiro pertencente ao Conselho Superior.
O INCAER possui um Conselho Superior, formado por profissionais de diversas áreas que contribuem, de algum modo, para a preservação da Cultura e Memória da Aviação brasileira, além de possuírem comprovada capacidade intelectual e gozarem de reconhecido valor no seio da Aviação brasileira.O INCAER, desde a sua instalação, passou a ser um local de reuniões de caráter sócio-cultural. Por esta razão, essas atividades são incentivadas mediante a cessão de seu Salão Nobre a entidades civis e militares para a realização de eventos ligados à Aeronáutica. A cessão das dependências do Instituto contribui para o incremento da Cultura e para a congregação da intelectualidade aeronáutica.
O INCAER possui uma Biblioteca que reúne cerca de seis mil volumes da literatura aeronáutica brasileira e estrangeira, alguns deles raros, ou pela data de edição ou por estarem esgotados no mercado livreiro. A maioria deles é proveniente de doações de entidades civis e militares, de familiares de militares ou de amantes da Aviação. São frequentes as visitas de pesquisadores e alunos interessados neste acervo de características tão peculiares.
Merece destaque também o Clube do Livro, que visa facilitar a aquisição de obras literárias editadas pelo INCAER ou cedidas em consignação pelos próprios autores, estimulando, desta forma, o hábito da leitura na sociedade.

PROJETO MEMÓRIA
Um dos belos trabalhos desenvolvidos pelo INCAER é o Projeto Memória que contribui na preservação de fatos significativos que marcaram a Força Aérea Brasileira. O projeto tem por objetivo precípuo colher o depoimento de destacadas personalidades de nossa Aeronáutica que deram o melhor de si e emprestaram os seus vastos conhecimentos, narrando experiências colhidas durante suas passagens pela FAB. O Projeto Memória tem ajudado a perpetuar a rica, pujante e gratificante História, vivenciada por brasileiros que, com entusiasmo, dedicação e grande amor à Instituição, muito contribuíram para o engrandecimento de nossa querida Força Aérea Brasileira. Os depoimentos disponíveis em www.incaer.aer.mil.br constituem uma preciosidade e um manancial de riquíssimos conhecimentos, principalmente para aqueles que estão iniciando carreira na Aeronáutica, além de servirem de paradigma e farol orientador para futuras gerações, no sentido de bem servir à Força Aérea e ao Brasil.

Visite: INCAER