Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Datas Especiais

28 de Outubro
DIA DA ENGENHARIA DA AERONÁUTICA


FAB - ORDEM DO DIA:
O início do Século 20 foi marcado pelo advento de um dos mais fabulosos engenhos da humanidade: o 14-Bis. Nas asas daquela débil e incipiente máquina, Alberto Santos-Dumont assinalou o rudimentar início do sonho humano de voar.

Aquele engenho primário evoluiu rapidamente, alcançando a era dos jatos e dos ônibus espaciais, elevando o domínio do homem ao espaço cósmico.

Nesse extraordinário desenvolvimento, a Engenharia teve contínua participação, contribuindo em todas as etapas dessa surpreendente e arrojada odisseia do homem no espaço.

Não foi diferente com a Aeronáutica que, criada em 1941, ainda em seus primórdios vislumbrou a importância da Engenharia e concebeu uma Diretoria de Engenharia, com a missão de prover toda a infraestrutura de apoio ao voo, incluindo pistas de pouso, quartéis e aeroportos.

No limiar de completar 70 anos, a Engenharia da Aeronáutica tem estado presente, contribuindo sobremaneira para a evolução e o aperfeiçoamento daquela primitiva máquina de voar, participando de uma complexa estrutura de apoio, em diversos segmentos da Força Aérea.

Na sua viçosa trajetória, a Engenharia vem incorporando as virtudes da criatividade, da visão de futuro, da perseverança, da segurança e da qualidade de vida, as quais se destacam entre as mais nobres e desejáveis de um ofício e, quando devidamente incentivadas, impulsionam o desenvolvimento autônomo e harmônico do potencial de uma nação.

Sim! A Engenharia da Aeronáutica alcançou excelentes qualidades, permitindo-nos afirmar com singular regozijo que, no seio da Força Aérea:

Engenharia é Criatividade

Nossos engenheiros demonstram todo o seu potencial criativo no incansável trabalho dos Parques de Material Aeronáutico, ao desenvolverem técnicas e produtos que otimizam o desempenho e reduzem custos de manutenção da frota de aeronaves.

Caminhamos, com reconhecimento internacional, na via da inovação tecnológica, com mentes brilhantes que se dedicam para assegurar nossa independência na fabricação de artefatos sensíveis à segurança da nação.

Engenharia é Visão de Futuro

Expoente maior da Engenharia da Aeronáutica, o visionário Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, ao idealizar e criar o ITA e o CTA, deixou-nos um legado que fomenta a busca insaciável pela excelência do conhecimento, o ideal que surge a partir da pesquisa comprometida com os mais nobres anseios de profissionalismo e competência.

Engenharia é Perseverança

Nas palavras do célebre inventor Thomas Edison: “Os três grandes fundamentos para se conseguir qualquer coisa são, primeiro, trabalho árduo; segundo, perseverança; terceiro, senso comum”. Mesmo nos cenários mais restritivos, a Engenharia da Aeronáutica se mantém firme e constante, perseverante em seu papel de assessoria técnica ao Alto-Comando da Aeronáutica.

Engenharia é Segurança

No estabelecimento do hoje respeitável Sistema de Segurança e Defesa do Espaço Aéreo Brasileiro, a Engenharia se destaca por sua confiabilidade e presteza, não só na manutenção da complexa rede de radares que vigiam os nossos céus, contribuindo para a segurança das operações aéreas, como também na modernização e ampliação dos serviços de prevenção e combate a incêndio nos diversos aeródromos do nosso vasto território.

Engenharia é Qualidade de Vida

O SISTEMA DE ENGENHARIA, cônscio da importância que o Comando da Aeronáutica atribui ao apoio e valorização do homem (a peça mais valiosa e importante da engrenagem que movimenta a nossa Força), tem se esmerado em prover os meios necessários para o bem-estar de nossa equipagem, dentro e fora do teatro de operações.

Esforçamo-nos, diariamente, para concluir com esmero os mais complexos projetos de construção, reforma e manutenção de obras de infraestrutura, de instalações e de edificações de hospitais, de moradias, de hangares, de pistas de pouso e decolagem e de centros de treinamento e aperfeiçoamento nas diversas Organizações da Aeronáutica.

Engenheiros da Aeronáutica, recebamos neste Dia da Engenharia, com júbilo, humildade e consciência do dever cumprido, a justa homenagem da Força Aérea e de nossos parceiros e colaboradores que compartilham do nosso labor e nos permitem cumprir, com orgulho e entusiasmo, a nobre missão da Aeronáutica, qual seja assegurar a soberania do espaço aéreo da nossa Nação.

Parabéns, engenheiros da Força Aérea Brasileira!

Que Deus nos abençoe, hoje e sempre!

Fonte: Agência Força Aérea

Pesquise: Blog do Ninja em 28/10/10