Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 16 de outubro de 2011

Especial de Domingo

FAB 70 ANOS
Megaevento deve reunir 150 mil pessoas em SP
Mesmo sob a chuva que caiu na tarde do sábado (15/10) na capital paulista, os preparativos para o Domingo Aéreo em São Paulo seguiram a todo vapor. Mais de mil profissionais trabalham na organização do evento que celebra os 70 anos da Força Aérea Brasileira. A expectativa é que mais de 150 mil pessoas visitem o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) neste domingo (16/10).
Este ano haverá uma programação especial. A exibição do filme “Na velocidade da História”, que retrata os momentos marcantes da FAB, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça e o encerramento com o show da dupla Chitãozinho e Xororó, que completa 40 anos de carreira em 2011.
“São Paulo possui mais de dez Organizações Militares da FAB, de importância estratégica para a Instituição. Dessa forma, nada como prestigiar as pessoas que vivem na maior cidade do país com esta festa”, avalia o Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).
Atrações
De acordo com o Diretor Técnico do PAMA - SP, Coronel Aviador Esdras Sakuragui, os visitantes poderão conhecer de perto aeronaves militares de caça, helicópteros e aviões de transporte. Além disso, o público poderá acompanhar como é feita a manutenção da aeronave de caça F-5, utilizada na defesa do espaço aéreo brasileiro, visitar a aeronave C-115, que foi utilizada no transporte de cargas, e conhecer como funciona o controle de tráfego aéreo, por meio de um console radar que será montado pelo Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV).
O público poderá visitar ainda uma área com aeromodelismo indoor, plastimodelismo, exposições de uniformes e carros da Segunda Guerra Mundial e viaturas do Corpo de Bombeiros. Haverá lançamento de paraquedistas, demonstração de busca e salvamento com militares descendo de rapel de helicópteros e sobrevoo de aeronaves de caça.
Segurança e conforto
Mais de mil pessoas estão envolvidas para oferecer segurança e conforto a quem visitar o Domingo Aéreo. As Polícias Militar e Civil, Guarda Civil Metropolitana e Companhia de Infantaria de Aeronáutica Isolada (CINFAI) estarão trabalhando juntas para a segurança do evento. Uma Delegacia Móvel da Guarda Civil Metropolitana será montada para atender possíveis ocorrências de pequeno porte.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estará de plantão junto com Posto Médico do PAMA para atender emergências. Profissionais de saúde do Hospital de Aeronáutica São Paulo (HASP) e da Base Aérea de São Paulo (BASP) estarão à disposição da população para orientações sobre saúde.
Tempo
A previsão do tempo indica que a chuva dará uma trégua hoje. Segundo o Chefe do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) de Congonhas, o Capitão Ubiraci da Silva Pereira, a estimativa é de chuva de baixa intensidade. “É uma chuva leve. Será muito menos do que hoje”, ressalta o capitão.
Como chegar
A Avenida Santos Dumont estará fechada a partir da Praça Campos de Bagatelle até a Av. Braz Leme no sentido centro-bairro. Por isso, a organização do evento recomenda a utilização de transporte público. A melhor opção é seguir até a estação de metrô Santana. Depois, o visitante deve andar aproxidamente 500 metros até o portão principal que dá acesso ao Parque.
Serviço:
Domingo Aéreo 2011 em comemoração aos 70 Anos da Força Aérea Brasileira
Local: Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP)
Av. Braz Leme, 3258, Santana, São Paulo.
Horário: das 9h às 17h
Entrada: livre.

NINJAS EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP
Concluindo as atividades letivas de 2011, a equipe de Ubatuba-SP do Núcleo Infantojuvenil de Aviação-NINJA, esteve nos Portões Abertos realizados ontem, 15/10, no DCTA, em São José dos Campos-SP. A forte chuva não impediu que jovens e crianças participassem da festa. O destaque ficou por conta da visita ao MAB, Memorial Aeroespacial Brasileiro. Lá, entre um avião Bandeirante; um espaço em homenagem a Casimiro Montenegro; o primeiro carro brasileiro movido a álcool; maquetes dos dirigiveis e aviões de Santos Dumont; detalhes do Veículo Lançador de Satélites; uma urna eletrônica e tantas outras atrações, foi possível reforçar com os estudantes que os avanços tecnológicos promovidos pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, desde o seu início, são os frutos da determinação, estudo e pesquisa de brasileiros admiráveis, comprovando que o caminho que garante a independência, o fortalecimento e a manutenção do regime democrático, em qualquer nação do mundo, resume-se em uma palavra libertadora: EDUCAÇÃO.
Um brinde aos 70 anos da FAB!
Bom domingo!