Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Polo de Vants

Empresários e pesquisadores apontam expansão do setor
São José dos Campos-SP será, nos próximos anos, um polo de desenvolvimento de Vants (Veículos Aéreos Não Tripulados).
A afirmação é de empresários e pesquisadores do setor, que citam São Carlos e o ABC Paulista como outros centros dessa tecnologia.
Atualmente, duas empresas instaladas no Parque Tecnológico de São José dos Campos atuam no desenvolvimento de sistemas para Vants: a Gyroflex e a Flight Technologies.
A tendência é que esse número aumente no futuro. “No Brasil, há 15 empresas e organizações que atuam no mercado de Vant. Somente em São José, são cinco projetos relacionados ao setor”, disse o gerente de programas da DCA-BR (Organização Brasileira para o Desenvolvimento da Certificação Aeronáutica), Luiz Alberto Cocentino Munaretto.
Os Vants têm sido utilizados em missões do Exército Brasileiro como no monitoramento de fronteiras e em operações como a destruição de pistas clandestinas na Amazônia.
Outra utilidades do aparelho é no controle do desmatamento em áreas de proteção ambiental. “Esse setor nunca foi tão discutido e vai ser ainda mais no futuro”, afirmou o diretor técnico da DCA-BR, Pablo Pusterla.
A DCA-BR organizou, entre os dias 25 e 27 de outubro, no Núcleo do Parque Tecnológico, a Primeira Conferência Latino-Americana de Vants.
Especialistas de mais de 16 países estiveram reunidos para falar sobre novidades de tecnologias do setor.

Fonte: O Vale