Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Tecnologia

Uma tecnologia brasileira para substituir rebites em estruturas de aviõesO Instituto de Estudos Avançados (IEAv) - do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos, SP - dá o primeiro passo na direção de substituir rebites na montagem de estruturas de aeronaves com tecnologia nacional. O estudo inédito no Brasil sobre “Soldagem de alumínio estrutural aeronáutico utilizando laser a fibra de alta potência” foi apresentado dia 21 de setembro de 2011 no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em São José dos Campos (SP). O estudo é a tese de doutorado defendida por Aline Capela de Oliveira sob orientação dos pesquisadores doutores Rudimar Riva e Milton Sérgio Fernandes Lima, do IEAv. Esta é a primeira vez que um laser a fibra de alta potência é utilizado neste tipo específico de aplicação.
O trabalho tem o objetivo de reduzir o peso, aumentar a resistência estrutural e proporcionar maior flexibilidade em projetos aeronáuticos. Uma estimativa inicial indica que numa aeronave como o modelo RJ-145 somente a retirada dos rebites representaria redução em torno de 600kg. Isso significa que o avião pode carregar mais carga ou mais combustível.O estudo evidenciou várias vantagens na utilização do laser a fibra sobre os lasers tradicionalmente utilizados em soldas de chapas metálicas.
Segundo o professor Milton Lima, poucos países no mundo dominam tecnologia semelhante. "Esta é uma tecnologia de futuro, um diferencial na fabricação de aeronaves", ressalta ao abordar a capacidade nacional para a indústria aeronáutica. O projeto terá continuidade com o objetivo de produzir painéis soldados para testes de resistência e fadiga em estruturas completas. A tecnologia de soldagem com laser a fibra também pode ser utilizada na indústria automobilística, substituindo processos convencionais de soldagem.

Fonte: IEAv