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Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Aeródromos

GALEÃO - RJAeroporto Internacional
ANTÔNIO CARLOS JOBIM
Galeão - Rio de Janeiro

ICAO: SBGL - IATA: GIG
Av. 20 de Janeiro s/nº
Ilha do Governador
Rio de Janeiro-RJ
CEP: 21.941-570
PABX: (21) 3398-5050
FAX: (21) 3393-2288
Distância do Centro: 20 km

Histórico:
A história do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, na Ilha do Governador, como base de antiga aviação naval, começa em 1924 com a instalação da escola de aviação. Fundada em 1916, a Escola de Aviação Naval teve suas primeiras instalações na Ilha das Enxadas, em 1924, posteriormente transferidas para local mais amplo na vizinha Ponta do Galeão.
Ali surgiram hangares, oficinas, quartéis, alojamentos de oficiais e praças, além da primeira Fábrica Nacional de Aviões, que produziu em série o primeiro modelo brasileiro, os Muniz 5, 7 e 9.
Ainda no Galeão, outras indústrias aeronáuticas produziam, sob contrato com entidades estrangeiras como a Foker holandesa e a Wulf alemã, aviões para aviação civil e militar. Também do Galeão saíram os primeiros Correios Aéreos Navais, em 1935.A partir de 1945, o Galeão passou a ser, oficialmente, Aeroporto Internacional, uma vez que os antigos Hidroaviões da Pan American e da Condor, além de outras companhias, foram pouco a pouco substituídos nas rotas internacionais por aviões maiores, dotados de rodas, que precisavam de pistas em terra para pouso e decolagem. Os antigos “hidros” Sirorskys ou Junkers J-52, entre outros, cederam lugar aos Douglas DC-3 e DC –4 e Constelations da Lockheed.
Desde os anos da Segunda Guerra Mundial, o Galeão foi além de movimentada base aérea da Força Aérea Brasileira(FAB), campo de pouso para aviões internacionais. Naquela época o acesso ao aeroporto fazia-se através de lancha, desde a conhecida "estação de hidros" até a ponte de desembarque do Galeão, de onde os passageiros seguiam até a aeronave em ônibus, pois não existia uma estação de passageiros.
A recepção continuou precária até 1950, quando o local para embarque e desembarque transferiu-se para o ouro lado da base, onde hoje funcionam escritórios de companhias cargueiras. Esse terminal, com diversas ampliações ao longo dos anos, foi substituído pelo atual Terminal Número 1, que agregou o que de mais atual havia na época de sua inauguração, em 20 de janeiro de 1977.
Como reflexo do impetuoso crescimento da aviação comercial do Brasil em 1992, com vistas a grande afluência prevista na ECO 92, foram reformadas todas as instalações do Terminal 1. Essa ampliação, que aumentou a capacidade desse terminal para sete milhões de passageiros ao ano, coincidiu com o início das obras do Terminal 2. Esse novo terminal, um dos mais modernos da América Latina, com capacidade de atender oito milhões de passageiros ao ano, foi inaugurado em 20 de julho de 1999, mais que duplicando a capacidade do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
Atualmente, o Galeão passa por obras de reforma do Terminal 1 e conclusão do Terminal 2. Os investimentos estão sendo feitos para adequar o aeroporto à demanda projetada de passageiros. Com isso, ele estará capacitado também para atender o público dos eventos esportivos: a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Com a conclusão das obras, o aeroporto passará a ter capacidade para processar 26 milhões de passageiros por ano, o que significará uma melhoria na operacionalidade, e também um maior índice de conforto para os usuários.

Cronologia:
•1946 – Escolha do local para instalação do Aeroporto e Estação de Passageiros, para tráfego internacional. Operação da PANAIR na ponta do Galeão;
•1952 – Inaugurado o Aeroporto do Galeão em 01/02/1952 (Atual TPS 5);
•1967 – Criação da TASA (Telecomunicações Aeronáuticas S.A.) – operar e manter os sistemas da PANAIR;
•1967 – Portaria n.º 033/GM3 de 06/06/1967 cria a Comissão
•Coordenadora do Projeto do Aeroporto Internacional – CCPAI;
•1967/1968 – Hidroservice – Estudos de viabilidade técnico-econômica do Aeroporto Internacional do Principal do Brasil – AIP:
◦Rio de Janeiro;
◦São Paulo;
•1969 – Projeto do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro;
•1970 – Criação da ARSA – Lei n.º 5580 de 25/05/1970;
•1972 – Criação da INFRAERO – Holding – Lei n.º 5862 de 12/12/1972;
•1973 – Constituição da ARSA (Aeroportos do Rio de Janeiro S.A.) – Decreto-Lei n.º 7L820 de 07/02/1973;
•1977 – Inauguração do Terminal de Passageiros n.º 1 (TPS 1) em 20/01/1977;
•1977 – Entrada em operação do TPS 1 em 01/02/1977;
•1º voo doméstico: 01/02/1977 (Vasp);
•1º voo internacional: 20/04/1977 (British Caledonian);
•1979 – Entrada em operação da pista de pouso e decolagem 09/27 (atual 10/28);
•1987 – Incorporação da ARSA pela INFRAERO;
•1989 – Construção do Pátio de Aeronaves n.º 2;
•1990 – Início do Projeto do Terminal de Passageiros n.º 2;
•1991/1992 – Ampliação do TPS 1 e Infraestrutura para a ECO 92;
•1992 – Início das obras de construção do Terminal de Passageiros n.º 2 e novo Complexo do Terminal de Cargas Aéreas;
•1995 – Incorporação da TASA pela INFRAERO;
•1998 – Inauguração do novo complexo do Terminal de Cargas Aéreas em março;
•1998 – Teste Operacional do Terminal de Passageiros n.º 2 em 28/03/1998;
•1999 – Inauguração do Terminal de Passageiros n.º 2 em 20/07/1999;
•2008 – Inicio das obras de revitalização do TPS 1, em março.
•2008 – Finalizada obra de recuperação da pista 10/28, em junho.
•2008 – Inicio da conclusão da obra do TPS 2, em novembro.
•2010 – Abertura dos setores A, B e C, do TPS 1, reformados e modernizados, respectivamente, em janeiro, junho e julho.

Sítio Aeroportuário
Área: 17.881.696,63 m²

Pátio das Aeronaves
Área: 712.895 m²

Pista
Dimensões(m): 4.000 x 45 (10/28) e 3.180 x 47 (15/33)

Terminal de Passageiros
Área(m²): TPS-I: 147.834 e TPS-II: 132.847

Estacionamento
Capacidade: 2.742 vagas

Check-in
154 Balcões

Estacionamento de Aeronaves
35 posições

Fonte: INFRAERO