Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Datas Especiais

Há seis anos, o primeiro brasileiro chegava ao espaço

No dia 29 de março de 2006, às 23h30, horário de Brasília, um coração brasileiro decolou para o espaço. Em homenagem aos cem anos do primeiro voo de Santos Dumont com o 14-bis, a missão denominada Centenário, com o lançamento do foguete russo Soyuz, levou o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Pontes, para uma permanência de dez dias a bordo da Estação Espacial Internacional.

“A bandeira do Brasil chegou ao espaço pela primeira vez nas mãos de um brasileiro. E foram mãos do povo. Não eram mãos de um privilegiado de berço, ou de um superdotado de talentos, ou de alguém protegido pela política. Eram as mãos do filho de um servente, um menino pobre como tantos neste país, um sonhador que, por meio da educação, do trabalho e do sacrifício pessoal conseguiu superar todos os obstáculos e alcançar seu objetivo, trazendo com ele o sonho de toda uma nação”, descreve o astronauta Marcos Pontes no seu livro É possível!Como transformar seus sonhos em realidade.


Instrumentos de ciência e tecnologia
A missão teve como objetivos:
1- Realizar experimentos nacionais em microgravidade;
2 – Promover o programa espacial brasileiro;
3 – Motivar jovens estudantes do Brasil para a carreira de Ciência e Tecnologia;
4 – Ser a maior homenagem internacional ao centenário do voo histórico de Santos Dumont no 14-bis.
Os resultados obtidos com a missão foram importantes para o Brasil. Foram realizados dois grupos de experimentos vitais em microgravidade relacionados a equipamentos de tecnologia e a instrumentos científicos, gerados por universidades brasileiras. Além das experiências tecnológicas, foi o condutor de um projeto educacional.

Pesquise: Blog do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação de 29/03/2011 e 28/06/2011.