Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Navegação Aérea

Preparativos para implantar o ILS 3 no Afonso Pena
A Infraero vai abrir no dia 13 de abril de 2012 uma concorrência internacional para instalar os novos sistemas de orientação e controle de movimentação de aeronaves e veículos em superfície para o Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região de Curitiba, Paraná. Serão investidos R$ 9,4 milhões nos equipamentos, que fazem parte dos requisitos de implantação do Sistema de Pousos por Instrumentos - Categoria III (ILS 3).
Segundo a Infraero, a instalação desses radares de superfície irá permitir o controle efetivo de aeronaves e veículos (caminhões de abastecimento e comissária, carga e descarga de aeronaves, entre outros autorizados a circular em área restrita) na área de manobras do aeroporto (pista de pouso e táxi). "Em condições de mau tempo ou aumento da demanda de aeronaves, os controladores terão uma visão mais precisa desses movimentos, gerindo melhor o fluxo, aumentando a eficiência e em consequência melhorando a segurança das operações", explicou o superintendente de Navegação Aérea da Infraero, Will Furtado.
Além dos radares, caberá à Infraero adequar, substituir e implantar: a infraestrutura de pista necessária para a operação desse sistema, os Sistemas de Luzes de Aproximação (ALS), bem com como toda a sinalização luminosa exigida para a homologação dessa facilidade. Já o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) será responsável pela aquisição, instalação e homologação dos equipamentos eletrônicos do ILS 3.
Após o final da licitação e assinatura do contrato dos radares de superfície, a Infraero emitirá a Ordem de Serviço, cujo prazo de execução será de 24 meses. Após a instalação, os novos sistemas serão avaliados e homologados pelo DECEA e pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Fonte: www.parana-online.com.br

Pesquise: Blog do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação de: 14/07/2010, 03/09/2011 e 17/11/2011.