Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ITA

CENTRO DE COMPETÊNCIA DE MANUFATURA
Acontece hoje o VII Workshop de Manufatura Automotiva do Centro de Competência de Manufatura do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (CCM) com o tema “Sustentabilidade e Indústria Automotiva”.
Este evento, promovido pelo CCM-ITA, é realizado desde 2006 com a intenção de reunir profissionais da área automotiva e equipes de manufatura e desenvolvimento de produto, bem como instituições acadêmicas. O encontro conta com palestras e minicursos oferece também uma oportunidade para potencializar futuras ações conjuntas e trocas de informações entre os participantes.
O workshop tem como palestrantes, o Professor e Coordenador do CCM-ITA, Dr. Anderson Borille (Sustentabilidade na visão do CCM); o Presidente da Tavares de Carvalho Consulting, Luis Tavares (Inovação e Sustentabilidade); o Diretor Corporativo de Inovação e Tecnologia da BRASKEM, Luis Cassinelli (Polímero Verde para o Setor Automobilístico); o Supervisor Executivo da Área de Planejamento Ambiental da Volkswagen, Marcio Lima (Práticas industriais e iniciativas corporativas de sustentabilidade na Volkswagen do Brasil); o Diretor de Usinagem da TUPY, Cássio Andrade (Gerenciamento do ciclo do processo de fundição e correlações com sustentabilidade) e o Gerente de Engenharia de Produto das Américas da Renaut, Flávio Lima (Renault na América: Foco Engenharia Produto / Processo).
O encontro também oferece os seguintes minicursos ministrados por membros da equipe CCM, entre técnicos, mestrandos e doutorandos: Fabricação “Formas sustentáveis de refrigeração MQL com óleos vegetais na usinagem de ligas ferrosas e não-ferrosas”, com a Janaína Fracaro, Milena Chanes e Samir Lutif; Manufatura Digital “Projetos de arranjos físicos com avaliação multicritério”, com Jéssica Monteiro, Rodrigo Portelinha, Tiago Gonçalves e Tales Vieira; e Fabricação ”Usinagem em 5 eixos e análise de vibrações em processos de Usinagem” com Juliano Giordani, Diego Sant’anna, Michel Rocha e Rafael Mundim.
Sobre o CCM
O CCM-ITA possui um ambiente multidisciplinar que ocupa uma área de 650 m2 e é composto por três áreas técnicas complementares: Projeto e Análise de Produtos, Planejamento da Produção e Fabricação. O CCM provê aos alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e à comunidade em geral, a oportunidade de visualizar e compreender o processo de desenvolvimento integrado de produtos (DIP). Para alcançar esse objetivo, além do ensino e pesquisa, as atividades do CCM incluem projetos desenvolvidos em parceria com empresas e indústrias, seminários e workshops.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do ITA

Jornalista colaboradora: Carla Dutra