Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Videoteca Ninja

A BATALHA DA INGLATERRA
Com um elenco de grandes estrelas , que inclui Michael Caine, Trevor Howard, Laurence Olivier, Christopher Plummer, Michael Redgrave, Robert Shaw e Susannah York, A Batalha da Inglaterra é um filme espetacular, resultado de um magnífico esforço e de 12 milhões de dólares investidos. Uma superprodução que retrata com bastante fidelidade a Batalha da Inglaterra, mostrando o conflito sob vários ângulos: os alemães, inicialmente cheios de auto-confiança, após expulsarem os ingleses da França; os pilotos ingleses, exigidos ao máximo, muitos deles inexperientes e em fase de treinamento; as estações de radar e seus operadores, grande parte deles mulheres, desempenhando seu papel com calma e coragem; a população de Londres, massacrada dia após dia pela Blitzkrieg; a tensão e a angústia que os pilotos dos dois lados experimentavam antes durante e após os combates; o placar diário de aviões derrubados, na contagem, tanto da RAF (transmitida pela BBC, como se fosse o score de uma partida de football aos empolgados Londrinos) como da Luftwaffe.A fita consegue prender a atenção, tanto de entusiastas da Segunda Guerra, entusiastas de aviação como para o público em geral e sua produção acabou contribuindo para preservar várias aeronaves, incluindo um raro exemplar de Spitfire Mk II que estava sendo usado como monumento decorativo na entrada da Base Aérea da RAF em Colerne.Para o elenco internacional (predominando ingleses e alemães) foram contratados vários atores e atrizes famosos à época (1969). Muitas falas do filme são em alemão, com legendas em inglês. A trilha sonora, por sua vez, também não fica nada a dever.

Citação:
"Hitler sabe que terá de nos vencer nesta ilha ou perderá a guerra. Se nós conseguirmos resistir a ele, toda a Europa poderá se libertar e a vida no mundo inteiro poderá progredir para situações mais amplas e ensolaradas. Mas, se fracassarmos, o mundo inteiro, incluindo os Estados Unidos, incluindo tudo o que conhecemos e que nos é importante, afundará no abismo de uma nova era de trevas, transformada em algo mais sinistro e talvez até mais desesperado, pelas luzes de uma ciência pervertida. Por esse motivo, vamos aceitar nossos deveres e nos preparar para que, se o Império Britânico e a sua Commonwealth conseguirem existir por mais mil anos, os homens continuem afirmando: - Este foi o seu momento de glória."
Winston Churchill, em seu célebre discurso "Finest Hour", Câmara dos Lordes, Londres, 18 de Junho de 1940.

A BATALHA DA INGLATERRA
Ficha Técnica: Battle of  Britain
Gênero: Guerra, Drama, Ação
Diretor: Guy Hamilton
Roteiristas: James Kennaway e Wilfred Greatorex Produtores: Benjamin Fisz, John Palmer e Harry Saltzman
Trilha Sonora: Ron Goodwin
Elenco: Harry Andrews, Michael Caine, Christopher Plummer, Ian McShane, Kenneth More, Nigel Patrick, Patrick Wymark, Ralph Richardson, Trevor Howard, Laurence Olivier, Michael Redgrave, Robert Shaw, Curd Jürgens
Duração: 133 minutos
Ano: 1969