Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 1 de julho de 2012

Especial de Domingo

Campo dos Afonsos: 100 anos de história
O lendário Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro, é o berço da aviação militar brasileira e, tradicionalmente, sítio de várias organizações de ensino. Neste ano de 2012, comemora-se o centenário de atividades aéreas na localidade. Isto porque, no dia 1º de Maio de 1912, os representantes do Aeroclube Brasileiro decidiram, dentre vários terrenos, que a “Fazenda dos Afonsos” sediaria o campo de pouso daquela instituição e, em novembro do mesmo ano, o Marechal Hermes da Fonseca, Presidente da República, na época, autorizou a cessão de uma parte daquele terreno para uso do Aeroclube. Em 1914, foi inaugurada a Escola Brasileira de Aviação para a formação de pilotos militares brasileiros. Em 1919, foi inaugurada a Escola de Aviação Militar, com assistência da Missão Militar Francesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 20 de janeiro de 1941, foi criado o Ministério da Aeronáutica, englobando os meios aéreos do Exército e da Marinha. Em seguida, no dia 25 de março de 1941, foi criada a Escola de Aeronáutica, centralizando os recursos humanos e materiais da Escola Militar de Aviação e da Escola de Aviação Naval. A Escola de Aeronáutica funcionou nas atuais instalações da UNIFA – Universidade da Força Aérea durante 30 anos, tendo sido transferida, em 1971, para a cidade de Pirassununga, Estado de São Paulo, passando a denominar-se Academia da Força Aérea (AFA). Durante os 12 anos seguintes à transferência da Escola, estiveram situadas, no Campo dos Afonsos, organizações de ensino para a formação de oficiais médicos - Centro de Especialização de Saúde da Aeronáutica (CESA) -, para a formação de engenheiros - Estágios de Adaptação de Oficiais Engenheiros da Aeronáutica (EAOEAR) - , bem como de treinamento físico - Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) e as duas primeiras turmas do QFO (Quadro Feminino de Oficiais).
Finalmente, em 26 de setembro de 1983, foi estabelecida, neste Campo dos Afonsos, a Universidade da Força Aérea, com a missão de coordenar o ensino das Escolas de pós-formação de oficiais da Aeronáutica: Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR), Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR) e Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica (CIEAR). Em 2012, também estão situadas no Campo dos Afonsos as seguintes Organizações Militares: Museu Aeroespacial (MUSAL), Centro de Documentação e Histórico da Aeronáutica (CENDOC), Instituto de Medicina Aeroespacial (IMAE), o Batalhão de Infantaria da Aeronáutica (BINFAE), Base Aérea dos Afonsos (BAAF), Parque Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), Prefeitura de Aeronáutica dos Afonsos (PAAF) e o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos (HAAF).

Seminário
Uma das atividades programadas para a comemoração desse evento será a realização do I Seminário Nacional de História da Aviação Brasileira, cujo tema é “Campo dos Afonsos: Um Século de História da Aviação Brasileira (1912-2012)”, a ser realizado na Universidade da Força Aérea (UNIFA), que está localizada nesse sítio histórico, no período de 17 a 19 de julho de 2012. Apesar do tema enfocar o Campo dos Afonsos, há destaque para pesquisas sobre a história da aviação brasileira (tão raras no meio acadêmico) que não estejam relacionadas ao período abordado, bem como ao sítio histórico citado no título do evento. São objetivos do seminário: verificar o estado do conhecimento acerca da história da aviação brasileira; promover a interação dos pesquisadores que investigam o assunto; divulgar os resultados das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas sobre o tema; divulgar as instituições que realizam pesquisas sobre o assunto; e refletir sobre a situação do ensino formal e não-formal da história da aviação brasileira.

Fonte: http://www.unifa.aer.mil.br