Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Museus

Exposição em Itajubá conta a história da aviação
Quem gosta de aeronaves e tem a oportunidade de estar em  Itajubá (MG), até novembro de 2012, não pode perder a exposição “Passo a Passo, Salto a Salto, Voo a Voo: Cientista Santos Dumont", que conta a história da aviação. A mostra, que tem entre as atrações uma réplica da “Demoiselle”, um dos melhores modelos criados por Santos Dumont, acontece no Museu Wenceslau Braz até novembro, com entrada franca. É uma iniciativa do Laboratório Nacional de Astrofísica de Itajubá (LNA), com apoio do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast).

Demoiselle
A Demoiselle, também conhecido como “Libellule”, foi o melhor modelo de avião criado pelo aviador brasileiro Santos Dumont. O protótipo voou em 1907 sendo desenvolvido até 1909 . As Demoiselles foram as menores e mais baratas aeronaves daquela época. A intenção de Santos Dumont era que esses aviões fossem fabricados em larga escala e com isso popularizar a aviação.
Como o inventor disponibilizava os planos a quem interessasse, as Demoiselles foram fabricadas por diferentes oficinas. A história conta que pelo menos 40 unidades foram construídas.