Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Meteorologia

Glossário de Meteorologia - Letra A
ABRIGO DE INSTRUMENTO 
Estrutura semelhante a uma caixa, projetada para proteger instrumentos que medem temperatura, da exposição direta aos raios de Sol, precipitação e condensação mantendo, simultaneamente, condições adequadas de ventilação.

ABSORÇÃO
Processo através do qual a energia radiante incidente sobre um material é retida pelo mesmo. A energia radiante absorvida é então transformada em outra forma de energia, usualmente calor.

ADVECÇÃO FRIA
Transferência horizontal de propriedade da atmosfera, através do deslocamento de ar com temperatura inferior àquela presente na localidade de destino. Termos relacionados: Advecção, Advecção Quente.

ADVECÇÃO QUENTE
Transferência horizontal de propriedade da atmosfera, através do deslocamento de ar com temperatura superior àquela presente na localidade de destino.Termos relacionados: Advecção, Advecção Fria.

ADVECÇÃO
Transferência horizontal de qualquer propriedade da atmosfera, por exemplo temperatura e/ou umidade, através de movimentação de ar (vento). Termos relacionados: Advecção Fria, Advecção Quente.

AJUSTE DE ALTÍMETRO
Valor de pressão, em um dado momento e para o nível médio do mar, programado no altímetro de uma aeronave. O conhecimento deste valor possibilita a correta determinação da altitude desta aeronave quando de eventuais variações na pressão atmosférica.

ALBEDO
Relação entre a quantidade de radiação refletida pela superfície de um objeto e o total de radiação incidente sobre o mesmo. O albedo varia de acordo com as propriedades do objeto e é informado em valor de percentagem. Superfícies com albedo elevado incluem areia e neve. Áreas de floresta e aquelas recém desmatadas apresentam reduzido albedo.

ALERTA DE FURACÃO
Nota formal, divulgada pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (National Hurricane Center-NHC). Esta comunicação, acompanhada por recomendações, é divulgada quando a análise das condições atmosféricas indica que áreas litorâneas e/ou grupo de ilhas estarão potencialmente sob a ameaça de furacão, no período compreendido entre as próximas 24 e 36 horas. O Alerta de Furacão é utilizado para informar a população em geral, bem como interesses específicos, sobre o local, a intensidade e o deslocamento da tempestade. Termos relacionados: Furacão, Aviso de Furacão.

ALTÍMETRO
Instrumento utilizado para determinar a altitude de um objeto, com relação a um nível de referência, normalmente definido a partir do valor de pressão ao nível do mar.

ALTÍMETRO DE PRESSÃO
Barômetro aneróide, calibrado para indicar a altitude, em unidades de distância. Termo relacionado: Altímetro.

ALTITUDE
Em meteorologia, é a distância vertical entre um objeto e uma dada referência, representada por superfície de pressão constante ou nível médio do mar.

ALTOCUMULUS
Composta por massas espessas, cinzentas, globulares ou achatadas, esta nuvem, de altura média, é basicamente formada por gotículas d'água. Nas latitudes médias, é geralmente encontrada entre 2.400 e 5.500 metros (8.000 e 18.000 pés) de altura. É caracterizada pela presença freqüente de uma camada espessa e ondulada, conhecida como “ovelhas” ou “flocos de lã”. Às vezes confundida com nuvens do tipo cirrocumulus, seus elementos (nuvens individuais) possuem maior massa e projetam sombra em outros elementos. Pode formar vários sub-tipos, como altocumulus castellanus, ou altocumulus lenticularis. Virga também provém destas nuvens.

ALTOSTRATUS
Esta nuvem, de altura média, é basicamente composta por gotículas d'água e, às vezes, por cristais de gelo. Nas latitudes médias, é encontrada entre 4.600 e 6.100 metros (15.000 e 20.000 pés) de altura. Com tonalidades variando entre o branco e o cinzento, as nuvens do tipo altoestratus podem criar um véu ou lençol fibroso, muitas vezes obscurecendo o Sol ou a Lua. Sua presença é um bom indicador de precipitação e freqüentemente precede uma tempestade. Virga freqüentemente provém destas nuvens.

ANEMÔMETRO
Instrumento utilizado para medir a velocidade do vento.

ANTICICLONE
Área com pressão superior àquela apresentada em áreas circunvizinhas, considerando-se um mesmo nível. Resulta em divergência de ventos, os quais se movem no sentido anti-horário no Hemisfério Sul e no sentido horário no Hemisfério Norte. Também conhecida como área de alta pressão; é o oposto de uma área de baixa pressão, ou ciclone. Termo relacionado: Ciclone.

AR
Mistura de gases que compõem a atmosfera da Terra. Os principais gases que compõem o ar seco, e respectivos percentuais de contribuição, são nitrogênio (N2) 78,09%, oxigênio (O2) 20,946%, argônio (A) 0,93% e dióxido de carbono (CO2) 0,033%. O vapor d'água (H2O) é um dos componentes mais importantes do ar e um dos mais importantes gases em meteorologia.

ARCO-ÍRIS
Arco luminoso que exibe todas as cores do espectro visível de luz, do vermelho ao violeta. É criado por refração, pelo reflexo total e pela dispersão da luz. É visível, quando os raios solares atravessam uma camada de ar contendo água vaporizada ou gotas d'água, o que ocorre durante ou imediatamente após uma chuva. O arco-íris sempre é visto no céu do lado oposto em que está o Sol.

ATMOSFERA PADRÃO
Termo definido pela Organização Internacional de Aviação Civil (International Civil Aeronautical Organization - ICAO). É definida por temperatura média ao nível do mar equivalente a 15°C, pressão na superfície de 1.013,25 milibares, ou 760 milímetros de mercúrio e redução de temperatura igual a 0,65°C, a cada 100 metros, até 11 quilômetros de altitude.

ATMOSFERA
Porção gasosa do meio físico que envolve um planeta. No caso da Terra, está situada mais ou menos próxima à sua superfície em razão da atração gravitacional. A atmosfera divide-se em: troposfera, estratosfera, mesosfera, ionosfera e exosfera.

AVISO DE FURACÃO
Nota formal, divulgada pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (National Hurricane Center-NHC). Esta comunicação, acompanhada por recomendações, é divulgada quando a análise das condições atmosféricas indica que áreas litorâneas e/ou grupo de ilhas estarão potencialmente sob a ameaça de furacão, nas 24 horas seguintes. O Aviso de Furacão é utilizado para informar a população em geral, bem como interesses específicos, sobre o local, a intensidade e o deslocamento da tempestade. Termos relacionados: Furacão, Alerta de Furacão.

Fonte: REDEMET