Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 20 de outubro de 2012

Datas Especiais

Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
O calendário reserva 20 de outubro para a comemoração do Dia do Controlador de Tráfego Aéreo. Estes profissionais, integrantes do SISCEAB – Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, são formados por duas instituições: a EEAR – Escola de Especialistas de Aeronáutica, localizada em Guaratinguetá, SP, e o ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo, sediado em São José dos Campos, SP.
Os controladores de tráfego aéreo brasileiros - como operadores, instrutores, gestores e pesquisadores - fazem parte de organizações como o Comando da Aeronáutica, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e empresas privadas e públicas com concessão para prestação de serviço de tráfego aéreo, como é o caso, respectivamente, das equipes da Torre Jundiaí e Torre Maringá. O Núcleo Infantojuvenil de Aviação – NINJA parabeniza todos os homens e mulheres que atuam e já atuaram no controle de tráfego aéreo, zelando pela proteção ao voo.


Mensagem do diretor do DECEA aos controladores de tráfego aéreo

Há pouco menos de um século, o homem enfrenta o desafio de manter sob estrito controle e perfeita segurança as aeronaves que singram os espaços aéreos sobre as nações. Tarefa árdua e apaixonante, visto que o trinômio homem-avião-natureza foi um advento que, desde a sua concepção, contrariou a regra natural do homem em ter seus pés firmes sobre a terra. O avião venceu a estratosfera, cruzou oceanos e continentes, mantém soberanos os Estados, e, na sua surpreendente escalada, hoje já voa sem pilotos a bordo, entretanto ainda não o faz sem o devido controle do espaço aéreo que utiliza.

Nos céus do nosso País, de dimensões continentais, milhões de pessoas alçam voos confiantes que o mais precioso dos seus valores, a vida, está seguro nas mãos dos profissionais da aviação: Pilotos, Tripulações e aqueles que dedicam suas mentes ao complexo exercício do controle do espaço aéreo, os Controladores de Tráfego Aéreo. Tal certeza se confirma nas estatísticas que rigorosamente apontam para a aviação como o segmento de transporte mais seguro no mundo. 

O dia 20 de outubro foi escolhido para reconhecer, em âmbito internacional, os homens e mulheres, civis e militares, que diuturnamente nos órgãos de controle, em discreto anonimato, se empenham na missão de assegurar a integridade das aeronaves e seus passageiros, desde os pátios dos aeroportos até os mais longínquos destinos. 

O cenário atual da aviação brasileira é de franco crescimento e vem capitaneando o setor de transportes. Intimamente ligada à evolução do transporte aéreo, a Força Aérea Brasileira, por intermédio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, DECEA, vem investindo em diversos setores que suportam as Comunicações, a Navegação Aérea e a Vigilância do Espaço Aéreo para o Gerenciamento de Tráfego Aéreo em todo o Brasil, de forma a manter o País entre os mais seguros e eficientes do mundo na prestação dos Serviços de Tráfego Aéreo, conforme atestado recentemente pela Organização de Aviação Civil Internacional.

Tal empreendimento demandará disciplina mental e novas características profissionais para a adaptação a um novo ambiente de trabalho, no qual a participação dos usuários e provedores dos demais serviços relacionados ao transporte aéreo será cada vez mais ativa. O gerenciamento do tráfego aéreo será efetuado com o emprego intenso de enlaces digitais e sistemas de apoio à decisão, capazes de proporcionar um efetivo controle dos movimentos aéreos em 4 dimensões. 

O Brasil, em evidência no cenário mundial, vive um momento ímpar em sua história ao sediar grandes eventos internacionais. Por ocasião dos Jogos Mundiais Militares e da Conferência das Nações Unidas, Rio + 20, buscou-se garantir a segurança do tráfego aéreo, sem comprometer a evolução das operações civis e militares, resultado da implantação de processos, sistemas e equipamentos cada vez mais modernos e eficientes. 

Os cenários para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 já estão amadurecidos e um grande treinamento para preparação dos controladores terá início em novembro de 2012. Todo esse esforço, porém, seria inócuo se o DECEA não contasse com um efetivo capaz de adaptar-se a um ambiente em constante evolução. Homens e mulheres disciplinados que vêm contribuindo para fazer do espaço aéreo brasileiro um exemplo a ser seguido em termos de segurança, eficiência e eficácia. 

Reconhecendo a velocidade com que ocorre a transformação dos serviços e os desafios que rotineiramente se apresentam, como Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo parabenizo a cada um dos componentes desse grupo profissional que tenho orgulho de representar e cumprimento-os pela passagem deste dia dedicado aos profissionais cuja rotina diária é defender o País e zelar pelo seu progresso. 

Parabéns, controlador de tráfego aéreo! 

Parabéns, controlador de operações aéreas militares!

Tenente-Brigadeiro do Ar 
Marco Aurélio Gonçalves Mendes
Diretor-Geral do DECEA