Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 7 de outubro de 2012

Especial de Domingo

Hoje, 7 de outubro de 2012, dia das eleições municipais brasileiras, reproduzimos compilação com estatísticas sobre o setor aeronáutico. Quem sabe, um dos leitores do blog do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - seja eleito prefeito ou vereador? Temos a certeza de que contribuirão bastante para fortalecer as atividades aéreas em seus municípios e, os indicadores abaixo, sempre ajudam a ilustrar o potencial e a diversidade deste segmento. 
Boa leitura. 
Bom domingo! 
Boa eleição!  

ECONOMIA DA AVIAÇÃO
Vocês sabem onde fica o aeroporto mais alto do mundo? E o mais isolado? Alguma ideia, por acaso, de quanto dinheiro movimenta a indústria da aviação em âmbito mundial? Estas e outras várias perguntas hipotéticas sobre o universo composto por aviões, aeroportos, companhias aéreas e, claro, passageiros sugerem surpreendentes respostas. O site da rede norte-americana de notícias CNN compilou várias delas e as publicou em recente reportagem. Confiram abaixo uma seleção com curiosas informações e estatísticas reunidas na matéria. A dica partiu do queridíssimo leitor do blog - (Ricardo Setti-Revista Veja) - Hugo Sterman Filho.  

INDÚSTRIA
-A aviação movimenta aproximadamente 2,2 trilhões de dólares por ano, o que corresponde a 3,5% do Produto Mundial Bruto e equivale ao PIB da Itália, a quarta maior economia da União Europeia e a oitava do mundo. Emprega direta ou indiretamente 56,6 milhões de pessoas.  

AEROPORTOS
-Existem 3.846 aeroportos comerciais no mundo. -O aeroporto de maior movimento internacional no mundo é o Heathrow, em Londres: em 2011, a principal porta de entrada da capital do Reino Unido gerenciou o trânsito de 64,7 milhões de usuários em voos internacionais. No dia 13 deste mês, auge do verão na Europa, Heathrow registrou movimento recorde em sua história: 137 mil passageiros.
Check-in massivo em Heathrow: imbatível em fluxo internacional

-O aeroporto de maior movimento no mundo (contando voos nacionais e internacionais) é o Hartsfield Jackson, em Atlanta, EUA: 92 milhões de pessoas o utilizaram em 2011.
Aeroporto de Hartsfield Jackson, em Atlanta: o mais movimentado 

-O maior aeroporto do mundo é o King Fahd, em Dammam, Arábia Saudita (foto de abertura do post): ocupando área de 780 quilômetros quadrados, tem praticamente o tamanho da cidade de Nova York.
O Aeroporto de Damman, Arábia Saudita: maior do mundo 

-Já o maior terminal é o 3 do Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes (388 quilômetros quadrados).
O gigantesco Terminal 3, do Aeroporto de Dubai, aberto em 2008 

-Os aeroportos mais próximos entre si são os das ilhas vizinhas Papa Westray e Westray, na Escócia: apenas 2,83 quilômetros os separam, distância que pode ser percorrida por uma aeronave em 96 segundos.
Os aeroportos "vizinhos" das ilhas de Westray e Papa Westray, na Escócia 

- A menor pista de aeroporto comercial do planeta é a do Juancho E.Yrausquin, em Saba, uma das Antilhas Holandesas: 396 metros de comprimento.
A menor pista de pouso e decolagem do mundo, em Saba, nas Antilhas Holandesas 

-O aeroporto mais alto do mundo é o Qamdo Bangda, no Tibete: 4.333 metros de altura. Com mais de 4 quilômetros de extensão, sua pista de pouso e decolagem é bem mais longa do que a média, porque as aeronaves custam mais a parar por causa da baixa resistência do ar, mais rarefeito a esta altitude.
Qamdo Bangda, no Tibete: aeroporto mais alto do mundo 

-O aeroporto mais isolado do mundo é o Mataveri, na Ilha de Páscoa, que dista 3.759 quilômetros da cidade mais próxima (Santiago, Chile).  

COMPANHIAS AÉREAS E AVIÕES
-Até o final de 2010, haviam em operação no mundo 1.700 companhias aéreas. Naquele ano, lucraram um total de 7,9 bilhões de dólares. As empresas gastam cerca de 26% de seu orçamento em combustível, o que em 2011 representou um total de 177 bilhões de dólares em 2011. 

-A vida útil de um avião comercial geralmente se estende por 20 a 25 anos, voando 40.274.144 quilômetros, o suficiente para dar 1.000 voltas completas na Terra. 

PASSAGEIROS
-2,6 bilhões de passageiros viajam de avião anualmente. Em média, os voos decolam com 77% de sua capacidade preenchida (índice bastante superior a todos os outros meios de transporte). A superporvoada zona Ásia.

-Pacífico lidera o volume de tráfego (34%), seguida por América do Norte e Europa (27% cada).