Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 28 de outubro de 2012

Especial de Domingo

Hoje é o dia da Engenharia da Aeronáutica. O 28 de outubro foi escolhido em homenagem ao patrono da Engenharia da Aeronáutica, Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sediado em São José dos Campos, interior de São Paulo. Aos profissionais desta fascinante área, o Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA - transmite os parabéns! 
Bom domingo!  

ENGENHARIA DA AERONÁUTICA
Encontro nacional discute papel e desafios do profissional na FAB

O papel do engenheiro nas diversas unidades do Comando da Aeronáutica (COMAER). Esse será um dos principais temas em debate no III Encontro Nacional de Engenharia da Aeronáutica, a ser realizado entre os dias 29 e 31 de outubro, na Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro. O evento faz parte das comemorações do Dia da Engenharia da Aeronáutica, comemorado em 28 de outubro. Durante três dias, engenheiros de unidades da Força Aérea de todo o país debaterão assuntos como a gestão de RH para a Engenharia da Aeronáutica, o Exercício da função de Engenheiro no COMAER, a Engenharia de Segurança do Trabalho na Aeronáutica e Aplicações Operacionais da Engenharia – A Engenharia de Campanha no COMAER. Estão previstos ainda uma exposição e um acampamento operacional. A Engenharia da Aeronáutica está presente nos mais diversos setores da Força Aérea Brasileira, conforme explica o Major-Brigadeiro Engenheiro Francisco Carlos Melo Pantoja, diretor de Engenharia da Aeronáutica. 

“A atuação desses profissionais se dá nos mais diversos setores, como no gerenciamento do espaço aéreo, no desenvolvimento de ciência e tecnologia aeroespacial e logística, pois para as nossas aeronaves voarem elas precisam de manutenção, de suprimentos. Também não podemos nos esquecer da engenharia de infraestrutura no desenvolvimento da integração da Amazônia. A Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), por exemplo, é uma unidade muito importante para o desenvolvimento de projetos de engenharia associada à construção de pistas”, ressalta o oficial-general. 

Atualmente o número de engenheiros na FAB é de aproximadamente 3700 profissionais, sendo 450 do Quadro de Carreira, 250 do Quadro de Oficiais Temporários e cerca de 3 mil civis.


CASIMIRO MONTENEGRO FILHO
Patrono da Engenharia da Aeronáutica

O Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho (Fortaleza 1904-Rio de Janeiro 2000), filho de Casimiro Ribeiro Brasil Montenegro e de Maria Emília Pio Brasil, foi pioneiro do Correio Aéreo Militar (CAM) e criador do ITA e CTA. É patrono da Área de Engenharia da FAB e da Academia Nacional de Engenharia e um dos patronos do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica - INCAER. Ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, em 1923, sendo declarado Aspirante-a-Oficial do Exército em 1928, na primeira turma da Arma de Aviação Militar da Escola de Aviação Militar, que apenas se iniciava no Campo dos Afonsos. Em 12 de junho de 1931, realizou o voo inaugural do Correio Aéreo Militar (CAM), que veio a se tornar posteriormente o Correio Aéreo Nacional - CAN. No posto de Major do Exército, frequentou a primeira turma do curso de Engenharia Aeronáutica na antiga Escola Técnica do Exército - EsTE, atual Instituto Militar de Engenharia - IME, onde se graduou em dezembro de 1941, ano em cujo início havia migrado para a Força Aérea Brasileira, no processo de criação do Ministério da Aeronáutica (atual Comando da Aeronáutica). Em 1943, já como Tenente-Coronel, assumiu a subchefia da Diretoria de Material da Aeronáutica e a subdiretoria de Técnica Aeronáutica, ocasião em que foram concebidas e postas em prática as ideias que culminariam na criação do ITA e CTA. Poucos anos depois, em 1947, ainda no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, deu início às atividades acadêmicas do ITA na sala 405-A da própria EsTE e, posteriormente, em instalações localizadas em prédios do Ministério da Aeronáutica, na Ponta do Calabouço, próximas ao Aeroporto Santos Dumont. O ITA ganharia suas instalações definitivas em São José dos Campos, interior de São Paulo.Nas comemorações do centenário do nascimento de Casimiro Montenegro Filho, em 2006, foram publicadas duas biografias suas. Uma, pelo destacado biógrafo Fernando Morais (Montenegro - As aventuras do Marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil, Editora Planeta do Brasil, Novembro, 2006), e outra, por dois renomados iteanos, ambos ex-presidentes da AEITA, Ozires Silva e Decio Josué Antonio Fischetti.

Saiba mais: Blog do NINJA em 27/06/1028/10/10, 25/01/1128/10/11.