Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 9 de dezembro de 2012

Especial de Domingo

 Um pouso pioneiro em Uaupés 

Em agosto de 1963 a cidade amazônica de Uaupés, hoje rebatizada como São Gabriel da Cachoeira, recebia as linhas do Correio Aéreo Nacional. As aeronaves anfíbias faziam a amerissagem no majestoso Rio Negro, até aquela data. O Ten Brig Eduardo Gomes, já na reserva, foi convidado pelo Ten Cel Av Protásio para o pouso pioneiro na pista de terra recém-aberta na localidade. A aeronave seria um C45- Beechcraft, 2854 do 1°/2° GAV, das raras que dispunham de sofisticadas hélices com passo bandeira. A Tripulação: • COMANDANTE - Ten Cel Av Protásio, Chefe do EM da 1ª Zona Aérea e presidente da COMARA; • COPILOTO - 2º Ten Av João Carlos, oficial de material do 1°/2° GAV (BABE); O Passageiro: Marechal do Ar Eduardo Gomes. 
O voo transcorreu como planejado e o 1ºpouso em terra em Uaupés, foi no dia 22 de agosto de 1963, pela manhã, vindo de TEFÉ/AM, depois de 01:40H de voo. A aeronave aterrissou e foi recebida pelo Bispo D. João, da Arquidiocese de MANAUS, pela comissão de alunas e professoras da Missão Salesiana existente até hoje na cidade. 
O 2854 no estacionamento de Uaupés, cercado de jovens da Missão
Salesiana, Irmã Elza, Diretora da Missão, acompanhados por padres,
irmãs religiosas, a tripulação e outras pessoas não identificadas.


 
Na pista, inaugurada pelo pouso pioneiro, Ten
Cel Protásio, Ten João Carlos e o Arcebispo
D. João, chegado de Manaus, para encontrar o
Marechal Eduardo Gomes.

Como observação a bengala usada pelo
comandante da COMARA.

Em seguida ao pouso, o Ten João Carlos, o Marechal E. Gomes e o Ten Cel Protásio (de chapéu) dirigiram-se, através de uma trilha, para o local do futuro porto de Uaupés. O Ten João Carlos está com um facão na mão direita para ajudar na progressão pelo caminho (foto abaixo). 
Neste ponto, aguardava-os uma pequena embarcação. A equipe tinha feito o percurso, por terra, ao futuro porto e regressaria ao aeroporto pelo rio. Eduardo Gomes, futuro patrono da FAB, ao embarcar, apoiou a mão na chaminé do barco, pintada de cor cinza, que não aparentava estar quente, tendolhe causado queimadura na mão. 
Na foto acima, os oficiais de volta ao aeródromo. Observa-se a mão direita do Marechal Eduardo Gomes completamente envolvida com curativos. A decolagem pioneira de Uaupés, com destino a Moura e Manaus/AM, foi no dia 26 de AGOSTO. Trata-se de um episódio curioso, que teve suas fotos raras resgatadas pelo Coronel Aviador João Carlos de Oliveira Castro, aspirante de 1960, em depoimento nas dependências do INSTITUTO HISTÓRICO-CULTURAL DA AERONÁUTICA – INCAER, no dia 27 de abril de 2011. 

Fonte  INCAER Serie UM VOO PELA HISTORIA

Autor Cel Av R1 Marco Aurélio de Mattos, chefe da Divisão de Comunicação Social do INCAER.