Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Astronomia

Especialistas e amadores unidos na paixão pelo céu
“Andar com a cabeça na lua” é, para a maioria das pessoas, um ditado depreciativo. Menos para um grupo de aficionados pelos mistérios do universo. Para eles, olhar para o céu não é divagação. É conhecimento. O Vale do Paraíba é celeiro de astrônomos amadores. São homens e mulheres interessados em saber o que há no lado escuro da Lua, como se forma um buraco negro e se há vida fora da Terra. Pelo menos 10 grupos organizados reúnem astrônomos amadores no Vale do Paraíba (SP). A região também conta com cursos gratuitos, observatórios abertos ao público e especialistas. A Astronomia é uma das poucas áreas em que os amadores são maioria e contribuem com a comunidade científica profissional, dada a investigação mais segmentada que podem fazer. 

O Avião e a Lua
O ceramista Gilberto Jardineiro, 65 anos, contribui com os estudos astronômicos fazendo fotos de corpos celestes. Apaixonado por Astronomia desde a adolescência, ele se especializou em astrofotografia e montou um observatório em Cunha-SP, onde mora. É dele a incrível imagem do avião “passando” pela Lua. A aeronave faz a rota São Paulo-Rio de Janeiro e Jardineiro levou dois anos para conseguir a foto perfeita, que só foi possível no céu escuro de Cunha, livre de interferências luminosas. Jardineiro é o fundador do Astroclube Cunha, que reúne 10 pessoas e promove eventos regulares, como o “Lua na luneta”, e a troca de informações. Ele também é voluntário da equipe de atendimento no observatório do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), em São José dos Campos-SP. “Astronomia entrou na minha vida quando morei na Bahia e conheci um americano que me mostrou uma carta celeste. Foi paixão à primeira vista”, conta ele, para quem estudar as estrelas é como fazer uma reflexão sobre a vida. “Vivemos um período de grandes descobertas na Astronomia. Com a internet e a evolução do conhecimento, isso fica mais fácil de ser acompanhado. É estimulante.” 

Pedras no espaço 
Pesquisador do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o geólogo Paulo Roberto Martini elegeu a Astronomia uma das suas paixões. O que o encanta é a geologia planetária, o estudo da origem e formação dos astros. Em um simpósio sobre sensoriamento remoto, área na qual Martini é especialista, ele mostrou imagens da Lua e falou sobre a superfície do satélite. “É encantador pensar no quanto se pode aprender observando o universo.” 

Idiomas 
O programador autônomo Carlos Alberto Arrebola, 47 anos, gosta de observar as estrelas desde criança. Ele fez parte do extinto grupo Alpha Crucis, que reunia astrônomos amadores de São José, quase todos ligados ao Inpe. Hoje, ele ainda observa os astros e procura difundir o conhecimento pela internet. Criou um blog com textos sobre Astronomia traduzidos para 43 idiomas. Também acumula 3.000 publicações sobre o tema, livros que planeja doar para a biblioteca da cidade. 

Texto: Xandu Alves 

Foto: Gilberto Jardineiro 

Fonte: O Vale