Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Carreiras na Aviação

EPCAR e ITA recebem novos alunos
A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena, MG, realizou, no dia 20 de janeiro de 2013, a cerimônia de recepção de 180 novos estagiários que se apresentaram para início do estágio de adaptação. Após a entrada simbólica pelo portão das armas, os estagiários foram recebidos pelo comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Waldeísio Ferreira Campos. A cerimônia também foi marcada pela passagem de duas aeronaves F-5 Tiger do 1º Grupo de Aviação de Caça da Base Aérea de Santa Cruz, pilotadas por ex-alunos que ingressaram em Barbacena no ano de 1999. Entre os pais presentes, o sentimento era de emoção e apreensão. “A princípio, ficamos meio receosos, pois não conhecíamos a escola, hoje estamos mais tranquilos. Esperamos receber um filho preparado para enfrentar a vida”, disse com orgulho Marcos Santos, pai de um dos alunos. 

ITA 
Enquanto isto, também no dia 20 de janeiro de 2013, em São José dos Campos, SP, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) deu as boas-vindas aos alunos aprovados no vestibular. A recepção, que lotou o auditório Lacaz Neto, teve como objetivo promover a interação professor-aluno, bem como mobilizar os novos discentes para um maior engajamento nas atividades acadêmicas. Além disso, a atividade foi o momento em que os estudantes receberam instruções sobre o cotidiano dentro da instituição. Entre os estudantes, o sentimento era de orgulho por fazer parte de uma instituição reconhecida internacionalmente e de expectativa pelos novos desafios que estão por vir. Mateus Coelho Ferraz é um exemplo disso. Para o jovem, que é filho de um ex-Iteano, as 12 horas de estudos diárias foram recompensadas quando a lista de aprovados foi divulgada: “o esforço de meses valeu a pena, mas eu tenho plena convicção de que desafios maiores me esperam”, diz o agora estudante de Engenharia Aeroespacial. Natural de Pernambuco, Maria Catarina Carvalho compartilha da mesma ideia que Mateus: “o momento agora é de comemoração, mas em breve eu voltarei a ser exigida ”, revela, consciente, a mais nova aluna de Engenharia Mecânica da ITA. 

Portões
Como divulgado no âmbito do NINJA – Núcleo Infantojuvenil de Aviação, pela sua missão de proporcionar cultura aeronáutica e incentivar carreiras na aviação, a EPCAR e o ITA são dois dos vários portões, no sentido de oportunidade, para ingresso na Força Aérea Brasileira.