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domingo, 10 de fevereiro de 2013

Especial de Domingo

Projeto brasileiro de navegação por satélite é indicado para o “Oscar do Controle Aéreo”
Às vésperas da famosa cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Los Angeles, outra premiação – foco do transporte aéreo mundial – se descortina a mais de dez mil quilômetros da Califórnia, na capital espanhola, em Madri. Bem menos conhecida do grande público, naturalmente, a “IHS Jane´s Air Traffic Control Awards” goza de expressivo prestígio entre a comunidade aeronáutica internacional, sobretudo os atores envolvidos no provimento de serviços de navegação aérea.
Desde 2001, o evento premia anualmente as mais destacadas iniciativas, cujos resultados agregaram maior eficácia para a atividade do controle do espaço aéreo ao longo do período. Hoje, o IHS Jane´s ATC Awards é reconhecido como a mais significativa premiação relacionada à atividade no mundo. Em 2013, projetos das mais diversas organizações do setor foram submetidos ao crivo de uma mesa julgadora composta por representantes da Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO – Civil Air Navigation Services Organization) – também promotora do evento - , Eurocontrol, FAA (Administração da Aviação Federal dos EUA), IATA (Associação do Transporte Aéreo Internacional), dentre outros.

Navegação Baseada em Performance
Um dos indicados ao “Oscar do Controle Aéreo” de 2013 é o Brasil. A bem-sucedida implementação da Navegação Baseada em Performance (PBN – Performance Based Navigation) nas Áreas de Controle Terminal de Brasília e Recife rendeu ao DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo - a indicação à categoria “Eficiência Operacional” (Operational Efficiency Award). A organização concorrerá ao prêmio com a neozelandesa Airways New Zeland, também indicada pela implementação do PBN; a norte-americana FAA, indicada pela recategorização das regras de separação de aeronaves no Aeroporto Internacional de Memphis, e a também norte-americana Midwest ATC Services – pela implantação da Separação Vertical Mínima Reduzida (RVSM) no Afeganistão. A indicação, por si, já chancela o esforço das equipes envolvidas com a implementação da Navegação Baseada em Performance no Brasil, coordenadas pelo Subdepartamento de Operações do DECEA, que, atualmente, dedica-se à extensão da iniciativa às maiores terminais aéreas do País – São Paulo e Rio de Janeiro – programada para 2013.
Entre as atividades do projeto estiveram mobilizados recursos humanos e técnicos, como planejadores de espaço aéreo, elaboradores de procedimentos, especialistas em simulação em tempo acelerado e modelagem de espaço aéreo do ICEA – Instituto de Controle do Espaço Aéreo, Centro de Simulação de Tráfego Aéreo do ICEA, GEIV – Grupo Especial de Inspeção de Voo, entre outros. Os vencedores serão anunciados em Madri no dia 11 de fevereiro de 2013, em cerimônia que abrirá a série de eventos do Congresso Mundial de Gerenciamento do Tráfego Aéreo (World ATM Congress), promovido pela CANSO. 

Fonte: DECEA