Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

sábado, 22 de junho de 2013

Navegação Aérea

Longitude Zero Grau
O posicionamento de todos os objetos no globo terrestre é referenciado por um conjunto de coordenadas X e Y, denominado de coordenadas geográficas. Estas são conhecidas como latitude e longitude. A latitude é a distancia angular entre a linha do equador e um ponto qualquer na superfície. Varia de 0 a 90 graus Norte ou Sul. A linha do equador é uma linha imaginária que corta a Terra em dois hemisférios: Norte e Sul. A longitude é a distância angular entre a linha do meridiano zero e um ponto qualquer no globo. Varia de 0 a 180 graus Oeste ou Leste. O meridiano zero é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios: Leste e Oeste. O meridiano zero é chamado de Meridiano de Greenwich, pois passa pelo observatório astronômico localizado no bairro Greenwich, em Londres, Inglaterra. 
O observatório fica no topo de uma colina, no meio de uma imensa área gramada, marcada por frondosas árvores que integram um espetacular parque público. Nos edifícios que servem ao observatório, o visitante encontra instalações históricas e didáticas sobre astronomia e navegação marítima. Logo na entrada fica um relógio instalado no local em 1852 e é um dos primeiros relógios elétricos instalados em local público. 
O que mais chama a atenção das pessoas que sobem a colina de Greenwich é a materialização da linha imaginária que divide o globo em Leste e Oeste, por intermédio de uma faixa metálica no chão, passando por um globo estilizado. 
Invariavelmente, é o local de milhares de fotografias, em que se mostram as pessoas com o pé esquerdo no Oriente (Leste) e o pé direito no Ocidente (Oeste). 

Texto e Fotos: Clóvis Alberto Rodrigues, de Londres para o NINJA.