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Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 28 de julho de 2013

Especial de Domingo

Com dados da Agência Força Aérea e do Centro Histórico da Embraer brindamos hoje aos bons serviços do avião treinador T-25 Universal e a seu projetista, o brilhante Joseph Kovacz. 
Boa leitura. 
Bom domingo! 

T25 Universal alcança marcas históricas de disponibilidade 
Mesmo após 42 anos de serviço na Força Aérea Brasileira, a frota do treinador T-25 Universal atingiu um recorde histórico no mês de julho de 2013. Até o dia 23 de julho, a média de disponibilidade da frota da Academia da Força Aérea foi de 87,24%. Isso quer dizer que dos 42 T-25 utilizados para instrução básica dos Cadetes, pelo menos 36 estavam diariamente disponíveis para voo. No dia 12, a equipe de manutenção conseguiu o feito de alcançar 93% de disponibilidade, com 40 aeronaves prontas para decolagem. Com 27 anos de experiência na manutenção do T-25, o Suboficial Ronaldo Legui explica que o avião é fácil de trabalhar, mas houve uma evolução na organização do trabalho. “A logística melhorou. A informática ajudou. Foram implantados sistemas que faz com que os suprimentos cheguem quando são necessários”, conta. O Suboficial diz que são realizadas, em média, 250 inspeções anuais em aeronaves da frota. “A gente consegue liberar a aeronave em menos tempo, fazer um bom trabalho”, completa. Com um número cada vez menor de aeronaves nas mãos do pessoal de manutenção, o Tenente Aristóteles Alves brinca: “Acho que coisa parecida só foi possível quando os aviões chegaram da fábrica”. O oficial especialista explica que além do trabalho da equipe de 70 militares diretamente envolvidos na manutenção dos T-25, há ainda a participação do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa e de outras unidades que participam da cadeia logística. “Qualquer avião é fácil de manter desde que você tenha um suporte adequado. E é isso o que a gente está tendo”, explica. Ele ressalta ainda a capacitação dos recursos humanos.
O Tenente Rafael Viana, instrutor de voo da Academia da Força Aérea, explica que a maior disponibilidade de aeronaves significa uma maior quantidade de decolagens durante o dia. “A gente consegue otimizar a instrução dos Cadetes”, resume. O T-25 é o primeiro passo na formação dos aviadores da FAB. Todo ano, aproximadamente 100 Cadetes do segundo ano da Academia realizam na aeronave a etapa primária do treinamento aéreo, com 50 horas de voo. No quarto ano, as etapas avançadas são realizadas nos T-27 Tucano. 

T25: Projeto de Joseph Kovacz
O T25 Universal é mais um projeto bem sucedido de Joseph Kovacz. Húngaro naturalizado brasileiro, Kovacz graduou-se Engenheiro Mecânico pelo Empire Hungria College of Budapest, em 1947. Membro honorário da Câmara dos Engenheiros da Hungria e Membro da Academia Nacional da Engenharia (ANE), atuou também como Piloto de Ensaios, tendo realizado três primeiros voos de protótipos. Tornou-se globalmente conhecido como projetista de aeronaves, tendo projetado – sozinho ou em equipe – 56 aviões e planadores. Em 1949, já no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), projetou o primeiro planador popular do Brasil, o Periquito. Participou também do projeto do Marreco, biplace de treinamento, e da reconstrução do planador Caboré. No ano de 1952, foi para o Centro Técnico Aeroespacial (CTA), que estava sendo montado pelo governo brasileiro. No CTA, trabalhou como o primeiro assistente de Henrich Focke, chefe do CTA e fundador da famosa fábrica de aviões Focke Wulf Flugzeugbau Gmb. Em 1960, começou a trabalhar na Sociedade Construtora Aeronáutica Neiva, onde ocupou o cargo de Diretor Técnico.
Neste período, projetou e desenvolveu as aeronaves T-25 Universal e Regente. Ingressou na Embraer em 1973, onde foi o responsável pelo projeto e desenvolvimento da aeronave EMB 312 Tucano. O Tucano, considerado inovador, revolucionou o projeto aeronáutico de aeronaves de treinamento, tornando-se referência para todos os projetos de aeronaves de treinamento turboélice. Joseph Kovacs – um dos principais nomes da Indústria Aeronáutica Brasileira -, se aposentou em 1990. Desde então, permanece no setor aeronáutico oferecendo consultoria para projetos de desenvolvimento. 

Fontes: Agência Força Aérea e Centro Histórico da Embraer