Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 25 de agosto de 2013

Especial de Domingo

O CPORAER de São José dos Campos-SP forma Aspirantes-a-Oficial da Reserva da Aeronáutica, de 2a Classe, proporcionando aos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) a prestação do Serviço Militar em nível compatível com sua formação técnico-profissional. Conheça um pouco desta história e saiba mais sobre a carreira militar. 
Boa leitura. 
Bom domingo! 

CPORAER-SJ

HISTÓRICO
O CPORAER-SJ - Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica foi criado por ato de 19 de março de 1953 , - Portaria 117 de 19 de março de 1953 – do Exmo. Sr. Brigadeiro-do-Ar Nero Moura, Ministro da Aeronáutica. Após isto, teve início os trabalhos de implantação do CPOR. A cargo da COCTA (Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica) foi destinado um barracão e 10.000m² de área para o que veio a ser o atual Centro.

Neste prédio, após ampliação e reformas, funciona até hoje o CPOR. 

No dia 3 de agosto de 1953 , foi pela primeira vez hasteada a Bandeira Nacional e lido o primeiro boletim interno do CPOR. Neste mesmo dia , iniciou-se o ano letivo para 118 alunos.


No ano de 1954 , foi realizado o primeiro exercício de campanha , composto por uma marcha de 24 Km e 04 dias de acampamento.

Nesta fotografia podemos ver, ao fundo, a cidade de São José dos Campos, ainda pequena

A primeira declaração de Aspirantes foi realizada no dia 14 de novembro de 1954. A turma composta de 93 alunos ,teve como patrono o Exmo. Sr. Dr. Joaquim Pedro Salgado Filho e como paraninfo, o Exmo. Sr. Ministro da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Eduardo Gomes. Estava também presente a solenidade, o Exmo. Sr. Diretor do Centro Técnico da Aeronáutica Brigadeiro-do-Ar Casimiro Montenegro Filho.



Neste mesmo ano, ficam prontas as instalações do CPOR, que consistem em apenas dois pequenos blocos numa área de 10.000m². 


No acampamento de 1955 os alunos aprendem a construir espaldões para metralhadoras. 


No juramento a Bandeira de 1956, podemos notar que a formatura já era realizada exatamente no local em que é realizada hoje. 


Em 1958 foi realizado o I jogos entre o CPOR-SJ e o CPOR-SP (Exército). As competições nas modalidades de esgrima, futebol e xadrez e atletismo foram vencidas pela equipe do CPOR-SJ que sagrou-se campeão dos jogos. 


 Em 07 de setembro de 1958 os alunos do CPOR desfilam pelas ruas de São José dos Campos . A frente da Tropa , o Sargento Ary de Araújo Rodrigues.

A CARREIRA MILITAR
Para o ingresso na carreira militar, o candidato deverá, no Concurso de Admissão ao ITA, fazer opção por matrícula em vaga privativa. As vagas privativas são aquelas destinadas especificamente aos candidatos que tenham interesse em seguir a carreira militar.


Estes candidatos serão convocados para o serviço ativo como Aspirantes-a-Oficial de Infantaria-Estagiários de Engenharia quando forem matriculados no 1º ano do Curso Profissional do ITA ( 3o ano de graduação ). A partir de então, passam a ter os direitos e deveres inerentes à graduação. 


Ao término do Curso de Engenharia do ITA, o aspirante-a-oficial será nomeado 1o Tenente e ingressará no Quadro de Oficiais Engenheiros do Comando da Aeronáutica. 


Já como oficial engenheiro, esse profissional atuará dentro das áreas de engenharia, atendendo às necessidades do Comando da Aeronáutica em suas diversas organizações espalhadas pelo país. 

Confira a legislação em vigor que trata da realização do Curso de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica, bem como do ingresso na carreira militar como engenheiro:

-Lei nº 6165, de 09 de dezembro de 1974, que dispõe sobre a formação de Oficiais Engenheiros para o Corpo de Oficiais da Aeronáutica, da ativa e dá outras providências. 

-Decreto 76.323, de 22 de setembro de 1975 - Regulamento da Lei nº 6165. 

PORTARIA Nº 667/GC3, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011. Dispõe sobre a convocação, para a ativa da Aeronáutica, de aluno civil matriculado no Curso de Graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o licenciamento do Serviço Ativo da Aeronáutica, do Aspirante a Oficial de Infantaria, Estagiário de Engenharia, e dá outras providências. 

CPORAER-SJ - Endereço:
Praça Marechal Eduardo Gomes, 50 
Vila das Acácias São José dos Campos,SP  
CEP 12.228-616 
Telefone (12) 3947-6054 
Fax (12) 3941-2951

Fonte: www.cta.br