Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

EMCA

Inscrições para o processo seletivo EMCA 2014 para curso gratuito de manutenção de aeronaves vão té 19 de outubro. Confira material para download.

Já começaram as inscrições para o processo seletivo 2014 da Escola Municipal de Ciências Aeronáuticas (EMCA), em Taubaté, SP. A conceituada escola oferece 70 vagas de um curso técnico gratuito de manutenção aeronáutica com dois anos de duração. Os aprovados no processo seletivo matricularão-se para o Módulo Básico. Com a nota deste período, eles escolheram a habilitação técnica do Módulo Especializado: célula (estruturas, sistemas hidráulicos, pneumáticos, etc.), aviônica (sensores, instrumentos, sistemas elétricos, etc.) ou grupo motopropulsor (motores).
As inscrições terminam em 19 de outubro, sexta-feira, e poderão ser feitas de segunda a sexta das 14h30 às 22h e aos sábados das 9h ás 11h na EMCA. Não haverá inscrições nos dias 5, 12 e 13 de outubro. A Escola fica na rua Tomé Portes Del Rei, 507, no bairro Vila São José, perto da EMEF Dom José Antônio do Couto, ao lado da antiga Casa do Menor, na rua dos museus, e ao lado da Escola Técnica Estadual Dr. Geraldo Alckmin – Fundação Paula Souza. 

REQUISITOS
O candidato deverá, no mínimo, completar 17 anos até 31 de dezembro de 2014 e não possuir diploma de Ensino Superior. Neste ano, há uma alteração: não é mais necessário comprovar residência na cidade. Para efetuar a matrícula, é necessário Ensino Médio completo. Como as matrículas dos aprovados serão realizadas em janeiro do ano que vem, alunos do 3º anos podem participar do processo seletivo. Os interessados devem comparecer à EMCA para retirar um envelope com o edital, formulários e o boleto da taxa de inscrição. O boleto de R$ 32,00 pode ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica. Para a efetuar a inscrição, é necessário apresentar o comprovante do pagamento e fotocópia e original do RG, do título de eleitor com comprovante da última eleição e de comprovante de residência.

PROVA
A prova acontecerá em 10 de novembro, domingo, das 7h30 às 12h30 na FATEC de Taubaté-SP, na Rua Tomé Portes Del Rei, 525, próxima à EMCA. A prova possui 80 questões de múltipla escolha e uma redação. Há 20 questões de matemática, 20 de português, 20 de física e 20 de inglês. Cada questão vale 1 ponto e a redação vale 20 pontos. A classificação dos candidatos será divulgada em 4 de dezembro, quarta-feira, na EMCA, no site da Prefeitura Municipal de Taubaté, no blog Hangar do Falcon e aqui no Blog do Astrônomo. 2014 As matrículas serão efetuadas na escola de 13 de janeiro de 2014, segunda, a 17 de janeiro, sexta, das 8h30 às 12h e das 14h30 às 17h. As aulas terão início no dia 22 de janeiro, quarta, às 19h30 com uma palestra de uma renomada autoridade do ramo aeronáutico aberta a convidados.
As aulas são de segunda a sexta, das 19h às 22h20 e aos sábados das 8h às 11h20. No segundo ano do curso, os alunos têm a oportunidade de um estágio de 450 horas no Batalhão de Manutenção e Suprimento da Aviação do Exército, acompanhando atividades de manutenção de helicópteros, bem como em empresas civis de aviação. Durante o curso, há várias visitas a empresas e eventos de aviação. Também há palestras e atividades esportivas como passeios ciclísticos e um campeonato interclasses de futebol. Sob o lema "Você tem que merecer estar aqui", o índice de aprovação dos alunos nas avaliações na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é de 86% – o mais alto do país. É comum que alunos formados na EMCA façam a prova novamente para conseguir outra habilitação técnica. Ano passado, para facilitar a entrada de novos alunos, a direção da escola determinou que no máximo 10 vagas serão destinadas a alunos já formados. Além disso, a EMCA está disponibilizando para os candidatos um CD com informações sobre o processo seletivo e a escola e as provas dos anos anteriores para que os candidatos possam se preparar melhor para a prova. Você pode baixar as provas, o edital e uma apresentação da escola. Para maiores informações, o telefone da EMCA é (12) 36087579 e o e-mail é emcataubate@yahoo.com.br.