Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 20 de outubro de 2013

Especial de Domingo

Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
20 de Outubro de 2013
O calendário reserva o dia 20 de outubro para comemoração do Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo. De acordo com o livro “Torres de Controle do Brasil”, a formação e capacitação dos controladores de tráfego aéreo ocorrem por intermédio de duas organizações: a EEAR - Escola de Especialistas de Aeronáutica, sediada em Guaratinguetá, SP; e, o ICEA - Instituto de Controle do Espaço Aéreo, localizado em São José dos Campos, SP. Os profissionais de tráfego aéreo - como operadores, instrutores, gestores e pesquisadores - podem ser civis ou militares e fazem parte de organizações como o Comando da Aeronáutica, Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária e empresas privadas e públicas com concessão para prestação de serviço de tráfego aéreo, como é o caso, respectivamente, das equipes da Torre Jundiaí e Torre Maringá. Conforme registrado naquele livro, entre outras habilidades desejáveis para o desempenho da função de controlador de tráfego aéreo estão: raciocínio rápido, controle emocional, raciocínio espacial, capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais, capacidade de atuar em grupo, capacidade física e orgânica para atuar em turnos durante o dia ou noite, domínio de informações geográficas, conhecimentos de navegação aérea, meteorologia e comunicações. 

Mensagem do DGCEA

Para registrar a data, o Diretor Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo emitiu a seguinte mensagem aos controladores de tráfego aéreo:

Quando olhamos para uma aeronave cruzando os céus de nosso imenso País, dificilmente conseguimos ter a exata dimensão dos recursos humanos e tecnológicos envolvidos na garantia de um voo seguro, realizado com o apoio do que há de mais moderno e eficiente para o controle do espaço aéreo. O Brasil tem sob sua responsabilidade mais de 22 milhões de Km² de espaço aéreo, compreendendo o espaço aéreo continental e o espaço aéreo oceânico, que se estende até o meridiano 10º W, sendo este espaço aéreo divido em cinco Regiões de Informação de Voo (FIR): Brasília, Curitiba, Recife, Amazônica e Atlântico. As constantes evoluções na estrutura do nosso espaço aéreo com a implantação da Navegação Baseada em Performance (PBN), já realizada com sucesso nas áreas terminais de Brasília e Recife, e brevemente, no mês de dezembro, concretizada nas áreas terminais do Rio de Janeiro e de São Paulo, materializam a obstinada busca da prestação do melhor serviço aos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo por parte de todos os integrantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo. A prestação desse serviço de salvaguarda da vida humana é proporcionada por uma série de relacionamentos envolvendo pessoas e máquinas em um complexo sistema de mútuas verificações que sintetizadas garantem a segurança de aproximadamente 9.500 operações diárias em nosso País. Dentre os diversos componentes do sistema de controle do espaço aéreo, destacamos a profissão de controlador de tráfego aéreo, cujo dia internacional comemoramos hoje. Desse profissional dedicado, e quase anônimo, são exigidas habilidades como raciocínio rápido, controle emocional, raciocínio espacial, capacidade de adaptação a novos cenários, resistência à fadiga e capacidade de atuar em equipe, dentre outras. A esse recurso humano, selecionado entre os que possuem as características indispensáveis ao bom desempenho de suas funções, são agregados conhecimentos específicos da especialidade em nossas escolas de formação e, ao longo da carreira, são proporcionados os cursos de aperfeiçoamento necessários para fazer frente aos desafios diferenciados desse verdadeiro novo mundo tecnológico. Parabenizamos pela passagem deste dia a todos os oficiais, graduados e civis que compõem nossa grande equipe de controladores de tráfego aéreo, que atuam diuturnamente, com responsabilidade e competência, no gerenciamento da Circulação Aérea Geral (CAG) e da Circulação Operacional Militar (COM) de nosso País. Rendemos, assim, nossa justa homenagem àqueles que contribuem de forma ímpar para a garantia da soberania e da segurança do espaço aéreo brasileiro.

Assina: Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, Diretor Geral do DECEA