Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 8 de dezembro de 2013

Especial de Domingo

Reproduzimos hoje uma correspondência que recebemos do pesquisador Alexandre Ricardo. Sua dedicação ao tema e seu empenho em divulgar a impressionante história do voo do JAHÚ são ações que merecem o apoio de todos os amantes da aviação. Preferimos reproduzir o conteúdo na íntegra e pedimos aos colaboradores e amigos do Núcleo Infantojuvenil de Aviação - NINJA que ajudem na divulgação deste belo trabalho. Instituições e municípios podem contatá-lo buscando levar para suas localidades a exposição "JAHÚ - INFLUÊNCIA DE UMA ÉPOCA", organizada por Alexandre Ricardo.
Vamos incentivar!!
Boa leitura.
Bom domingo!

O JAHÚ e a Travessia do Atlântico
Eu pesquiso e coleciono materiais e documentos sobre o JAHÚ e a Travessia do Atlântico, há mais de 15 anos e senti que deveria expor essa nossa História, pois muitos não tem sequer o conhecimento de que os brasileiros foram os primeiros das Américas a fazerem uma travessia do Atlântico com uma aeronave, sendo seguidos 23 dias depois por Charles Lindbergh, como sempre os norte-americanos ficaram famosos e alegam ser os primeiros. Semelhança com Santos Dumont e os irmãos Wright...
O voo do JAHÚ foi um evento estrondoso no Brasil e repercutiu não só onde os aviadores pousaram, mas em todo o Território Nacional, tendo sido homenageado em diversos produtos, desde times de futebol até produtos de consumo como bebidas e cigarros e até estabelecimentos comerciais mudavam seu nome para homenageá-los e ainda aproveitar o momento de divulgação do nome "JAHÚ". Tendo este conhecimento, resolvi mostrar as influências exercidas pelo JAHÚ em diversas áreas Um dos meus objetivos é levar, também, para as futuras gerações, o conhecimento da influência que o Voo do JAHÚ exerceu no Brasil inteiro, tornando-se um dos maiores eventos ocorridos na época e que perdurou durante décadas.
O Governo do Estado de São Paulo, através da Lei Estadual nº 9.933/98, instituiu a data de 28 de Abril como comemorativa da Travessia do Atlântico. E, neste ano de 2013 para comemorar os 86 anos do voo do JAHÚ, estive com minha exposição: "JAHÚ - INFLUÊNCIA DE UMA ÉPOCA", no Museu Municipal de Jaú-SP, onde procuro mostrar, através de ítens de minha coleção, as influências exercidas pelo Voo do JAHÚ, na cultura brasileira da época. E devido ao sucesso e interesse do público, minha exposição que ocorreu no Museu municipal de Jaú, ficou desde o dia 28 de Abril até o dia 28 de Outubro, perfazendo 6 meses!
Ficaram expostos cerca de 50 itens e curiosidades, que na época, homenageavam o JAHÚ, como produtos de consumo, tais como cigarros, bebidas, além de medalhas comemorativas; poesias etc.
Na área de filatelia, tenho selos de 1929, 1934 e 1977, este último com editais e envelopes de primeiro dia; 
Nos esportes , também exerceu influências: no futebol, tenho camisas e emblemas de times que foram batizados em homenagem ao JAHÚ.
Revistas em quadrinhos dos anos 70 contando a história da travessia.
Na área de audiovisual, tenho cópias de filmes que mostram o pouso no Recife, no Rio de Janeiro, em Santos e quando estava exposto no Museu Paulista, além de músicas alusivas gravadas por Francisco Alves, Mário Zan, corais e outros intérpretes.
O voo do JAHÚ influenciou pessoas, que posteriormente, foram destaque:
Na Aviação: o comandante Severiano Lins (pioneiro na aviação comercial), que confessou que foi durante as comemorações da chegada do JAHÚ no Recife que teve o interesse pela aviação;
Na Música: o conhecido "Almirante", ganhou o apelido durante os desfiles de comemoração da chegada no Rio de Janeiro;
No Futebol: o jogador “JAHÚ” que recebeu o apelido na década de 30, pois quando subia para cabecear, abria os braços e diziam que parecia o JAHÚ;
No Basquete: a jogadora “JAHÚ Miragaia”, que ganhou o apelido quando nasceu na época em que o JAHÚ chegava ao Brasil.
Também estou escrevendo um livro contando desde os primeiros esboços do avião Savoia Marchetti S-55 para mostrar o JAHÚ desde quando era o "Alcione" e tentou a travessia com o Conde italiano, Eugenio Casagrande, mas sofreu um acidente e ficou semi-afundado em Casablanca, até a sua mais recente restauração pelo Helipark e onde é exposto no Museu da empresa aérea TAM em São Carlos, SP e quem sabe futuramente, um documentário.
Quero deixar uma semente de contribuição com nossa História para que não caia no esquecimento das gerações futuras.
Bem, é isso.
Continuo, sempre que posso, divulgando o feito e relembrando nossa História.

Segue um pouco do material publicado na internet:

Fotos desta exposição no Museu de JAÚ: 

Vejam os vídeos publicados na internet: A afiliada da Rede Globo na região de São Carlos, fez a cobertura da exposição ocorrida em Junho/Julho de 2012, no Museu TAM que foi vista por cerca de 20.200 pessoas, neste período, conforme registro do museu e pode ser vista no link abaixo:


Em 2010 fui convidado pela Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, que me procurou e solicitou que eu escrevesse um texto com a história da Travessia para ser usado como apresentação de dois vídeos sobre a chegada do JAHÚ no Brasil: http://bndigital.bn.br/redememoria/jahu.htm

Em Novembro de 2012 gravei uma entrevista, sobre o Hidroavião JAHÚ, para o programa “INFORME-SE” da “TV UNISA” da Universidade de Santo Amaro. Seguem os links da entrevista que está dividida em 2 blocos:

Bloco 1:

Bloco2:

Obrigado pela atenção.
Abraços e fico à disposição.
Alexandre Ricardo
Pesquisador
e-mail: colecionadorjahu@gmail.com