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Voar é um desejo que começa em criança!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Aviação Regional

Companhias aéreas cobram agilidade para plano regional
As companhias aéreas estão em compasso de espera para que o governo inicie as obras do programa de aviação regional, lançado em dezembro de 2012, mas que ainda não saiu do papel. Só a Azul tem 11 rotas definidas, com avião e tripulação disponíveis aguardando obras nos aeroportos contemplados pelo plano. "Estamos segurando alguns aviões que eram da Trip. Se o plano não sair nos próximos meses, vamos ter que devolvê-los", afirmou David Neeleman, que é o presidente da Azul. Entre os destinos que a Azul gostaria de ver priorizados no plano regional, estão Santos (que ganharia voo para o Rio) e a pernambucana Caruaru (para Salvador).

Plano regional
A Avianca já tem opções de encomendas de 30 turboélices, mas aguarda o plano sair do papel para confirmar os pedidos. "Queremos entender exatamente como será o programa e ter um cronograma das obras para nos planejarmos e comprar os aviões", afirmou José Efromovich, presidente da Avianca Brasil. "Dependo disso para definir o tamanho e a velocidade do meu projeto", completou. A TAM também já anunciou interesse em adquirir aviões da Embraer para operar em rotas regionais, mas espera definições do governo. O plano de desenvolvimento da aviação regional prevê investimentos de R$ 7,3 bilhões na reforma, na ampliação e na construção de 270 aeroportos - além de custos de R$ 1 bilhão em subsídios anuais para viabilizar voos. A ideia em estudo pelo governo é de um subsídio equivalente a 50% das passagens. Mas expectativas do setor privado não ecoam no governo. As empresas não querem subsídios para passagens e gostariam de ver priorizados investimentos em destinos regionais de maior demanda.

Polêmica
A prioridade do governo é atender destinos remotos, com poucas alternativas de transporte e que não seriam viáveis sem subsídios. A meta é que 96% da população esteja a no máximo 100 km de um aeroporto. As empresas questionam necessidade de tantos aeroportos e consideram em seus planos de negócios no máximo 80 destinos ainda não atendidos. Elas entregaram ao governo lista de 61 cidades prioritárias, para as quais poderiam iniciar operações até 90 dias após a adequação da infraestrutura. Mas a Secretaria de Aviação Civil diz que a lista não será considerada na definição da ordem dos projetos.

Aeroporto de S. José dos Campos-SP terá novas rotas na Copa
O aeroporto de São José dos Campos-SP foi um dos selecionados para receber parte dos novos voos das companhias aéreas durante o período da Copa do Mundo. A cidade foi incluída em um plano de redefinição da malha de voos para o torneio, aprovada pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A medida vale no período entre os dias 6 de junho e 20 de julho. Foram selecionados 25 aeroportos de todo o país. Com custo de R$ 16,6 milhões, as obras de ampliação do aeroporto de São José dos Campos já estão em fase de finalização das estruturas. As obras deverão triplicar a capacidade do aeroporto, que atualmente é de cerca de 190 mil passageiros por ano. A atual estrutura, que é de 864 metros quadrados, será ampliada para um total de 5.000 metros quadrados.

Fonte: São Paulo/Folhapress