Visualizações:

Voar é um desejo que começa em criança!

domingo, 2 de março de 2014

Especial de Domingo

Neste domingo de carnaval, brindando ao Rio de Janeiro, reproduzimos matéria veiculada no blog Cultura Aeronáutica, do professor Jonas Liasch, com fotos antigas do Aeroporto Santos Dumont.
Bom domingo!
Bom carnaval!

O Aeroporto Santos Dumont 50 anos atrás

Fonte: Cultura Aeronáutica - Profº Jonas Liasch

Fotos: Acervo IBGE

Esse é um passeio fotográfico pelo Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, há 50 anos atrás. Era uma época de aeronaves a hélice e motores radiais a pistão e de passageiros viajando sempre de terno e gravata.
 A foto acima mostra o pátio repleto de aeronaves, a maioria Douglas DC-3, visto da Torre de Controle, com o Pão de Açúcar ao fundo.
No interior da torre, enquanto alguns controladores falam ao rádio, outro maneja o canhão de luz, que orientava as aeronaves sem rádio, comuns na época. O pátio pode ser visto ao fundo.
O embarque e o desembarque dos passageiros nos aviões era feito percorrendo o pátio a pé. Só recentemente foram instaladas as pontes de embarque (fingers).
Ao fundo da foto abaixo pode-se ver um Dart Herald da Sadia. Esses aviões começaram a operar no Brasil a partir de 1965, e a foto deve ser dessa época.
O Douglas DC-6A e o SAAB Scandia eram aeronaves da Vasp, e frequentadores assíduos do Aeroporto Santos Dumont. Notem o caminhão de abastecimento International Harvester, próximo ao DC-6.
Abaixo vemos a fachada externa do aeroporto, vista do jardim.
Abaixo, outra foto da fachada, vista da rua.
Antes da construção do Elevado da Perimetral, existia o Mercado Municipal da Praça XV, do qual só restou o torreão visto na foto, abaixo e à esquerda, atual Restaurante Albamar. Bem ao fundo, estão as instalações da Panair do Brasil e a pista do Aeroporto Santos Dumont.
O trabalho dos controladores era árduo e todo manual, em um aeroporto tão movimentado.
A aeronave da FAB vista na foto abaixo é um Hawker-Siddeley (Avro) C-91, adquirido em 1961 para o transporte de autoridades e oficiais. Atrás, pode-se ver algumas aeronaves Convair e Curtiss C-46.
O cartão postal abaixo mostra uma visão panorâmica do aeroporto:

Fonte das fotos: IBGE